O advogado e candidato a vereador Luiz Carlos da Silva (Solidariedade) tem entre suas metas de trabalho na Câmara de Marília, trabalhar pela implantação de uma clínica pública para tratamento gratuito de dependentes químicos.
Luiz Carlos, fiscal de rendas aposentado, é um dos fundadores do Esquadrão da Vida de Marília, entidade com mais de 45 anos de atuação séria e responsável no tratamento de dependência química, drogas e álcool.
"Esta é uma causa que envolve direta e indiretamente praticamente toda a sociedade. O drama da dependência química, principalmente entre jovens e adolescentes, está em expansão em Marília, a exemplo do que ocorre no país. O principal caminho para enfrentar e combater esta situação é abrir portas para o tratamento dos dependentes de forma que eles possam resgatar suas vidas e seus sonhos", explica Luiz Carlos.
"O que falta em Marília é apoio e envolvimento do poder público com esta causa. E a instalação de uma clínica pública gratuita para os dependentes químicos será o primeiro passo nesse sentido", afirmou.
O modelo de clínica apontado por Luiz Carlos inclui serviços de acolhimento terapêutico, com o envolvimento das famílias dos dependentes.
O tempo de acolhimento nestes espaços poderá variar entre 3 e 6 meses. Por ser um período relativamente curto, esses locais serão direcionados para pessoas que ainda possuem vínculos familiares e que teriam maior probabilidade de usufruir de uma rede de apoio no pós-tratamento, com acompanhamento psicossocial, reinserção social e busca pela autonomia.
Ao longo da permanência na clínica pública, serão trabalhadas as habilidades sociais e um novo projeto de vida.
No caso de dependentes químicos em situação de rua, será desenvolvida uma metodologia com tratamento clínico e ao mesmo tempo as vulnerabilidades associadas à dependência química, promovendo a saída dessas pessoas da situação de rua e a construção de um projeto de vida com metas e objetivos. O acolhido também será inserido em serviços de cultura, esporte, lazer e educação, com o auxílio de psicólogos e assistentes sociais, para a prevenção de recaídas.
ESPAÇO PREVENIR
Luiz Carlos também pretende, como vereador, buscar parcerias com o Governo do Estado para implantação em Marília de uma unidade do Espaço Prevenir. O equipamento da Secretaria do Desenvolvimento Social é voltado para o atendimento e apoio a familiares de dependentes químicos e também para pessoas que já completaram o tratamento em comunidades ou casas terapêuticas.
O local dispõe de uma equipe multidisciplinar que prestará auxílio psicoemocional para a população. O foco é fortalecer os vínculos familiares e prevenir recaídas.
As equipes são formadas por profissionais como assistentes sociais, educadores, psicólogos e pedagogos. Além das pessoas em recuperação, o espaço também é voltado para o atendimento de familiares de dependentes químicos.
Um local voltado para quem está convivendo com pessoas com dependência química, que não sabe como lidar ou que tem uma relação de codependência, muitas vezes associada à violência e rompimento de vínculos.
O local presta apoio, inclusive, para filhos de dependentes. É importante romper um ciclo para que eles também não venham a se tornar dependentes químicos. Neste sentido, também é feito um trabalho de prevenção contra o uso de drogas.
O equipamento oferece dinâmicas psicossociais, terapias em grupos, consultas com psicólogos e atividades de cultura e lazer. Além disso, a equipe de profissionais dá orientações aos familiares sobre como agir em relação ao ente envolvido com as drogas e pode, inclusive, sugerir medidas como a internação. Os profissionais ainda ajudam os egressos a montar currículo e procurar emprego.
O Espaço Prevenir local não oferece abrigo para dormir ou morar. O funcionamento é de terça-feira a sábado, das 10h às 21h.
Comments