Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

CAPS- Álcool e Drogas do Hospital das Clínicas/Famema retoma grupos terapêuticos


O CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA retoma as atividades com os grupos terapêuticos, com capacidade quantitativa adaptada devido ao momento o qual vivenciamos.

Serão realizadas diversas atividades todos os dias úteis da semana, a fim de contemplar a participação de todos os pacientes assistidos atualmente na unidade.

Para isso, conta-se com grupos voltados à educação em saúde, aos aspectos biopsicossociais, ampliação de repertório e orientação de familiares, além de temas relacionados à dependência química e uso nocivo de substâncias.

“Vale ressaltar que, nestas atividades, é possibilitada a troca de vivências e experiências entre as pessoas que estão em tratamento. Com este movimento constante de trocas, podem ocorrer processos de identificação entre os indivíduos e, consequentemente, estimula-se um ambiente de reflexão e de fortalecimento de cada um e do grupo enquanto unidade e totalidade”, conforme coloca a equipe do CAPS ad.

Como funciona?

O paciente, antes da entrada no grupo terapêutico, passará por um período de acolhimento. Em um segundo momento, quando inserido no grupo, a pessoa passará por atendimento com equipe de Enfermagem e, posteriormente, por atividade física com o Educador Físico do serviço. Após este início, será direcionado ao grupo terapêutico do dia.

Na retomada dos grupos, vale ressaltar que serão adotadas as medidas necessárias de segurança e protocolos de higiene.

Como critério para participação nos grupos terapêuticos, além da aceitação à proposta de tratamento, o paciente deverá estar vacinado(a) contra a COVID-19 com pelo menos uma das doses no período.

Quem pode participar?

Pessoas e familiares que apresentam sofrimento relacionado ao uso problemático de álcool e outras substâncias psicoativas e/ou que tenham desenvolvido um quadro de dependência.

No CAPS-AD, trabalha-se com pessoas de todos os gêneros e de todas as faixas etárias (adultos e adolescentes), respeitando-se as especificidades de cada grupo mencionado.

Os profissionais que cuidam das pessoas no CAPS-AD, possuem amplo conhecimento e capacitação para oferecer ao paciente o melhor atendimento.

Além da retomada dos grupos, serão mantidos os acolhimentos diariamente, nos períodos matutino e vespertino.

O CAPS-AD funciona de segunda a sexta-feira, das 08h00 as 17h00, sendo referência para os munícipes de Marília e região. Para mais informações, o telefone de contato é o (14) 3434-2549 ou através do e-mail caps@famema.br

22 visualizações0 comentário