CARREIRA HONRADA: Delegado chefe da CPJ, dr. José Carlos Costa recebe o título de Cidadão Mariliense
- Adilson de Lucca
- há 32 minutos
- 3 min de leitura

Vereador delegado dr. Wilson Damasceno, dra. Darlene Costa, dr. José Carlos Costa e o presidente da Câmara, Danilo da Saúde, na entrega do título de Cidadão Mariliense
O delegado chefe da Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Marília, dr. José Carlos Costa, 72 anos, recebeu na manhã desta quinta-feira (15), o título de Cidadão Mariliense. O autor do projeto que concedeu a honraria foi o delegado aposentado e vereador, dr. Wilson Alves Damasceno.
A concessão do título foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Marília em 2015. "A humildade, umas das principais qualidades do dr. José Carlos Costa, fez com que ele se abstivesse de receber esta honraria em sessão solene no Legislativo. Desta forma, aguardamos uma oportunidade para entregar a homenagem, o que ocorreu nesta manhã", explicou Damasceno.
A entrega do pergaminho ocorreu em solenidade no auditório da CPJ e reuniu diversas autoridades, como o diretor do Deinter-4 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior - Bauru), dr. Ricardo Martinez, delegado Seccional de Marília, dr. Wilson Carlos Frazão, prefeito Vinicius Camarinha, vereadores e integrantes dos quadros da Polícia Civil.

A delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), dra. Darlene Rocha Costa Tozin, filha do dr. José Carlos Costa, fez a abertura das solenidades. O evento foi uma surpresa para o homenageado, que imaginava estar participando de uma atividade da DDM.
"José Carlos apreendeu desde cedo o valor do trabalho árduo e da honestidade. Ainda muito jovem, enquanto muitos ainda sonhavam com o futuro, ele já frequentava a realidade com coragem, trabalhando como entregador de gás, com o suor de cada dia alimentando não apenas a casa, mas também os seus sonhos", discursou a dra. Darlene.
Dr. José Carlos, que nasceu em Jacarezinho (PR), prestou concurso público e ingressou na Polícia Rodoviária Federal. Posteriormente, passou no concurso de investigador de Polícia Civil e firmou-se como delegado de polícia. "Uma vocação que abraçou com honra, retidão e amor pela Justiça", disse a filha.
Casado com dona Vânia, o dr. José Carlos tem outro filho, carinhosamente chamado de Dodô, que há longos anos faz tratamento de paralisia psicomotora.
"Por inúmeras vezes, José Carlos, colocou sua própria família em segundo plano para cumprir o dever, para enfrentar o crime, tirar bandidos das ruas e garantir a segurança da sociedade. Seu compromisso com a justiça sempre foi maior do que o conforto e sua coragem maior do que qualquer temor", disse a dra. Darlene. "Neste dia memorável, ao receber o título de Cidadão Mariliense, a cidade reconhece sua trajetória, dedicação pública e amor à missão policial, em uma honraria símbolo do respeito, gratidão e carinho de todos os marilienses".
SURPRESA
O dr. José Carlos Costa falou da surpresa com a entrega da homenagem e agradeceu pelo título de Cidadão Mariliense. "A fala da minha filha me emocionou, assim como as manifestações de todos os presentes nesse ato. Agradeço a todos, em especial ao dr. Damasceno. Muito obrigado!".
EXTREMA DEDICAÇÃO
O delegado e vereador Wilson Damasceno disse que a homenagem ao dr. José Carlos Costa é justa e merecida. "Um homem honrado que se dedicou à profissão que escolheu muitas vezes sem pensar em si próprio, com extrema dedicação e busca por resultados eficientes como sempre obteve, especialmente na solução da maioria absoluta dos crimes que combateu".
"UMA LENDA"
O diretor do Deinter 4, der. Ricardo Martinez, lembrou dos tempos em que atuou com o dr. José Carlos Costa. "Uma lenda! O dr. José Carlos Costa tem uma brilhante história, um legado que ninguém tira", afirmou.
CONTERRÂNEO
O delegado Seccional de Polícia Civil de Marília, dr. José Carlos Frazão, também enalteceu a carreira do homenageado. "Uma vida dedicada como servidor público, à Polícia Civil. Uma honra tê-lo como amigo, irmão e agora conterrâneo na cidade de Marília, que te escolheu como filho".

JUSTA E MERECIDA
O prefeito Vinicius Camarinha lembrou da convivência com o dr. José Carlos Costa e momentos que compartilharam juntos. Falou do zelo e dedicação do homenageado à família e tratamento sempre cordial com as pessoas. "Uma homenagem extremamente justa e merecida a quem dedicou a vida à uma causa tão nobre".
GRATIDÃO
O presidente da Câmara de Marília, vereador Danilo da Saúde elogiou a carreira do dr. José Carlos Costa e disse que a entrega do título de Cidadão Mariliense é uma forma de gratidão da população de Marília pelo trabalho do homenageado.
"O dr. José Carlos é era de fato um cidadão mariliense e agora o é de direito. Parabéns e que Deus continue iluminando sua carreira com muita saúde".


