top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Carreta da Mamografia já está em Marília e vai iniciar exames gratuitos nesta terça-feira


Deputado Vinícius Camarinha com a superintendente do Hospital das Clínicas/FAMEMA,

dra. Paloma Libânio, recebendo a Carreta da Mamografia em Marília


Já está em Marília, junto ao Hospital das Clínicas, a Carreta da Mamografia, com o Programa Mulheres de Peito, oferecendo mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico ou agendamento para mulheres de 50 a 69 anos. Basta apresentar RG e cartão SUS para ser atendida.

As pacientes fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de mama também podem utilizar o serviço. Neste caso (35 a 49 anos), é preciso apresentar pedido médico, além de RG e cartão SUS.

O atendimento ao público para realização dos exames será iniciado na tyerça-feira (dia 21). Serão distribuídas 50 senhas por demanda espontânea, de 2ª à 6ª, para atendimento no mesmo dia, das 08h às 17h e aos sábados 25 senhas, das 08h às 12h. O acesso ao atendimento ocorrerá na Rua Orlando Riguetti, 584, ao lado do Hospital das Clínicas.

A IMPORTÂNCIA DO EXAME

A mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico. A mamografia continua sendo o principal meio de prevenção contra o câncer de mama e deve ser feita anualmente pelas mulheres a partir dos 40 anos de idade, com periodicidade anual. O exame de diagnóstico por imagem avalia o tecido mamário. O método, seja ele digital ou convencional, é composto por no mínimo quatro radiografias, sendo duas de cada mama. Outros exames de imagem complementares como ultrassonografia e ressonância magnética das mamas podem ser necessários e também auxiliam no diagnóstico. Caso a paciente tenha histórico familiar de câncer de mama ou alguma alteração em exames de imagem prévios o procedimento poderá ser solicitada mais precocemente. O diagnóstico precoce do câncer de mama pode ajudar a reduzir o número de mortes em decorrência da doença.






23 visualizações0 comentário
bottom of page