top of page

Casos de enxaqueca, a famosa dor de cabeça, aumentam na região de Marília

  • Foto do escritor:  J. POVO- MARÍLIA
    J. POVO- MARÍLIA
  • 12 de jul.
  • 1 min de leitura
ree

O número de internações e atendimentos por enxaqueca tem aumentado na região de Marília. Segundo levantamento realizado com base em dados do DataSUS, nos primeiros quatro meses de 2025, foram registradas 77 internações por enxaqueca nas regiões de Marília e Bauru, contra 65 em 2024 e 49 em 2023.

Além das internações, os atendimentos por enxaqueca em unidades de saúde também aumentaram: foram 84 registros em 2025, contra 78 em 2024 e 46 em 2023.

Um dado que preocupa é o aumento de casos graves entre o público mais jovem. Somente neste ano, 11 internações foram em crianças e adolescentes de até 15 anos.

Além do uso de telas, o consumo contínuo de analgésicos também pode prejudicar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 5% da população mundial sofre de enxaqueca causada pelo uso excessivo de medicamentos, o que pode criar um ciclo vicioso de dor e dependência.

A enxaqueca é uma doença neurológica, genética e crônica cuja principal característica é a dor de cabeça latejante, em um ou nos dois lados da cabeça

Alguns sintomas muito comuns da enxaqueca:

Sensibilidade à luz, a cheiros, ao barulho;

Náuseas, vômitos;

Sintomas visuais, como pontos luminosos, escuros, linhas em ziguezague que antecedem ou acompanham as crises de dor;

Formigamento e dormências no corpo (as auras da enxaqueca);

Tonturas, sensibilidade a movimentos ou passar mal em viagens de carro, ônibus ou barco.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page