Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta sexta-feira (6), mostra que católicos lideram a prática religiosa em Marília, seguidos pelos evangélicos (veja índices abaixo).
A visualização mostra a religião mais praticada em cada cidade do país — ou seja, qual grupo religioso tem o maior número de seguidores naquele município.
Em edições anteriores do levantamento, o IBGE chegou a divulgar subdivisões dentro de cada grupo religioso. Entre os evangélicos, por exemplo, era possível saber quantos pertenciam à Assembleia de Deus, à igreja Batista, Metodista, entre outras denominações.
CATOLICISMO AINDA LIDERA, MAS EM QUEDA
O levantamento mostra que o catolicismo segue como a religião com mais adeptos no Brasil, presente como grupo majoritário em mais de 5 mil municípios. No entanto, a proporção de católicos caiu ao menor nível da série histórica: 56,7% da população em 2022, contra 99,7% em 1872.
EVANGÉLICOS CRESCEM
Esse grupo já é o mais numeroso em 244 cidades. Em 58 delas, os evangélicos representam mais da metade da população. As maiores proporções estão em municípios com colonização alemã ou pomerana, como Arroio do Padre (RS) e Santa Maria de Jetibá (ES).
OUTRAS RELIGIÕES E QUEM NÃO TEM RELIGIÃO
O espiritismo caiu de 2,2% para 1,8% da população entre 2010 e 2022, mas ainda tem forte presença no Sudeste.
Também cresceu o número de brasileiros sem religião, de 8,0% para 9,4%.
OS NÚMEROS EM MARÍLIA
CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANA - 53,34%
EVANGÉLICOS - 31,29%
ESPÍRITAS - 3,17%
UMBANDA E CANDOMBLÉ - 0,54%
TRADIÇÕES INDÍGENAS - 0,03%
OUTRAS RELIGIOSIDADES - 5%
SEM RELIGIÃO - 6,49%
NÃO SABE - 0,05%
SEM DECLARAÇÃO - 0,09%
Comentários