Dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (2), trazem pela primeira vez, todas as coordenadas geográficas e os tipos de edificações que compõem os 111 milhões de endereços do Brasil cadastrados durante a realização da pesquisa.
A grande maioria dos endereços é formada por domicílios particulares, ou seja, casas e apartamentos. Em segundo lugar estão os estabelecimentos comerciais com "outras finalidades", como comércio, prédios culturais ou públicos.
Nos levantamentos Marília aparece com 107.238 residências. Um dado curioso do censo é que a cidade possui 636 hospitais e UBSs. Números muito exagerados, já que não há especificações sobre os dados nem informações sobre eventual inclusão de clínicas e consultórios particulares. A cidade conta com 437 templos e igrejas e diversos segmentos, segundo o IBGE.
Segundo o IBGE, a maior precisão do levantamento pode ser uma ferramenta importante para o planejamento urbano e para a criação de políticas públicas específicas.
É possível, por exemplo, mapear domicílios impactados for fenômenos ambientais como enchentes, deslizamentos, queimadas e secas. Ou fazer a contabilização de serviços oferecidos à população de acordo com a densidade demográfica.
Commentaires