Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Centro de Reabilitação Infantil Especializado da Unimed de Marília comemora um ano de funcionamento


O Centro de Reabilitação Infantil Especializado -(CRIE) da Unimed Marilia, iniciou suas atividades em maio de 2021, com o objetivo de oferecer atendimento clínico especializado a crianças de 0 a 14 anos de idade com atraso do neurodesenvolvimento.

O CRIE conta com uma equipe interdisciplinar, composta por Fonoaudiólogos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Terapeuta ABA e Psicopedagogos, que atuam na habilitação, intervenção e reabilitação neuropsicomotora, comportamental e de linguagem nos casos de Deficiência Intelectual, Paralisia Cerebral, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down entre outros atrasos no desenvolvimento infantil.

Com equipamentos modernos e profissionais capacitados nas diferentes especialidades, o objetivo é garantir a qualidade do atendimento em um ambiente moderno e acolhedor. À partir do encaminhamento médico, as avaliações são agendadas e, por meio de uma parceria entre profissionais, as condutas são definidas, considerando as necessidades dos pacientes.

A ideia de criação do Centro surgiu da possibilidade de oferecer um atendimento de qualidade aos beneficiários, garantindo uma equipe de profissionais capacitados que atuassem num só lugar.

Nesse um ano de funcionamento, passaram pelo CRIE mais de 220 beneficiários, sendo que 80% são TEA (Transtorno do Espectro Autista). Segundo a coordenadora técnica do Centro, Marilia Seno, apesar da prevalência dessa condição ter aumentado consideravelmente nos últimos anos, a identificação tem ocorrido mais cedo, o que permite que se inicie um trabalho de estimulação precoce nas áreas em déficits, reduzindo o comprometimento e visando maior autonomia e independência dessas crianças. “Há um fluxo contínuo de pacientes. Muitas famílias ainda estão em fase de investigação diagnóstica. Sabemos que esse momento não é fácil. É preciso muita sensibilidade e competência para auxiliá-los nesse longo trajeto que envolverá dedicação, renúncias e comprometimento dos pais. Para o progresso da criança, é fundamental que o trabalho realizado em contexto clínico tenha continuidade nos demais ambientes como na escola e em casa”, pontua.

Com relação ao número de atendimentos por área no CRIE, foram 2151 no setor de Fonoaudiologia, 1419 na Fisioterapia, 2225 na Psicologia, 1163 na Psicopedagogia -ABA e 2116 na Terapia Ocupacional até abril de 2022.

No sorriso de cada criança, nas palavras de cada pai e mãe, é possível constatar diariamente, o impacto que o CRIE tem na vida dessas famílias. Desde o diagnostico até a certeza de que tudo vai dar certo é um longo caminho, por isso, a Unimed Marília deseja que nossa sociedade seja cada vez mais inclusiva e que as pessoas compreendam e saibam viver com as diferenças, em mundo com mais equidade e acesso para todos.

19 visualizações0 comentário