Moradores do Bairro Trieste Cavichiolli, na zona norte de Marília, flagraram quando uma cobra da espécie jiboia invadiu o local e assustou muita gente.
Moradores atribuem a invasão de escorpiões, ratos e animais peçonhentos ao matagal e acúmulos de lixo e entulhos pelo bairro.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, capturou a cobra e a devolveu ao habitat natural.
A JIBOIA
A jiboia (Boa constrictor) é uma serpente pertencente à família Boidae. As serpentes pertencem à classe dos répteis e são caracterizadas por apresentar corpo alongado e coberto por escamas, ausência de patas anteriores, podendo ocorrer patas posteriores vestigiais em algumas espécies, entre outras características.
Essa espécie tem sido vítima de caça e tráfico devido ao valor comercial de sua pele e carne, além da sua comercialização como animal de estimação. Existem cerca de 11 subespécies de jiboia. No Brasil, há a ocorrência de duas delas:
Boa constrictor amarali: apresenta coloração predominantemente cinza ou marrom, com alguns indivíduos quase pretos. Não ultrapassa os 2,4 metros de comprimento. Ocorre na região do bioma Cerrado.
Boa constrictor constrictor: apresenta coloração variada, podendo ir do cinza claro ao marrom-escuro. Pode chegar a 4 metros de comprimento. É encontrada em uma maior área de abrangência, podendo surgir na região da Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Restinga.
Comments