Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

COLAPSO: UTIs para Covid em Marília ultrapassam pela primeira vez 100% de ocupação


Lotações de UTIs atingem também hospitais em Marília


Boletim da Prefeitura de Marília aponta que as UTIs para pacientes da Covid aqui na cidade atingiram pela primeira vez índice acima de 100%. O percentual apontado no Boletim é de 101,25% de ocupação dos leitos nesta modalidade nos hospitais.

São atualmente 81 leitos de UTIs Covid nos três hospitais: 41 no Hospital das Clínicas, 26 no Hospital da Unimar e 14 na Santa Casa.

POR QUE OCUPAÇÃO ACIMA DE 100%?

Esses números acima de 100% aparecem quando as equipes de saúde fazem o que podem para atender ao doente.

Para tentar salvar os pacientes, os médicos fazem o que é possível e acabam intubando os doentes fora de uma terapia intensiva. Significa que há pacientes intubados na enfermaria. É uma forma de manter o paciente até ter leito vago.

Profissionais da área afirmam que não é a situação mais indicada, mas é difícil de ser evitada no momento de colapso. Na situação de Síndrome Aguda Grave, como covid-19, o paciente precisa receber oxigênio, não tem outro jeito.

Os números superiores de 100% também acontecem quando os pacientes graves estão nos prontos-socorros dos hospitais a espera de um leito, mesmo sem estarem entubados ou respirando com ajuda mecânica.

Na quinta-feira (8), Marília atingiu um mês com UTIs da Covid 100% lotadas. Vários pacientes já foram transferidos para hospitais da região (como Tupã, Paraguaçu Paulista e Adamantina).


578 visualizações0 comentário