Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Com a presença do ministro do Meio Ambiente, Unimar inaugura usina e HBU amplia serviços em saúde


Economia com o consumo de energia vai ser integralmente revertido em atendimento à população de Marília e região


Unimar (Universidade de Marília) inaugurou nesta sexta-feira (27/10), com a presença do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, a sua usina fotovoltaica, que vai garantir geração de energia para a instituição e ao HBU (Hospital Beneficente Unimar).

Leite esteve na reitoria da Unimar, onde foi recebido pelo reitor Márcio Mesquita Serva, vice-reitora Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva , a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva e pela superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), Márcia Mesquita Serva Reis.

Ministro Joaquim Leite, que é egresso da Unimar, esteve em Marília para participar da 34ª Secam (Semana de Ciências Agrárias de Marília). Ele apresentou a palestra “Agronegócio, investimentos e oportunidades verdes”.

Márcia Reis destacou o empenho do ministro e do Governo Federal, para viabilizar os recursos necessários ao hospital, durante a pandemia de covid-19. “Pedi ao ministro que levasse ao nosso presidente Jair Bolsonaro o nosso agradecimento, enquanto hospital filantrópico que trabalhou intensamente na luta contra o covid. Quem é de Marília e região sabe o quanto de vidas que a gente salvou”, apontou.

Segundo a superintendente, isso só foi possível graças ao empenho do Ministério da Saúde, que enviou os recursos necessários para viabilizar o atendimento. “E isso foi graças ao serviço que o Ministério da Saúde e a presidência fez, que foi, durante a pandemia, de não medir esforços e fazer política de Estado, mandando recursos de forma rápida e eficiente direto aos hospitais filantrópicos, que foram os grandes parceiros da população neste momento de pandemia”, ressaltou.

Márcia destacou ainda que o envio dos recursos, de forma carimbada e sem depender dos prefeitos foi um diferencial no atendimento. “Isso foi crucial para que o movimento do cuidado acontecesse. Eu tenho orgulho de falar que o Governo Federal criou um canal de transparência, onde todos os hospitais tinham acesso aos recursos disponíveis, a data que vinham e podíamos contar que em cinco dias o dinheiro estava na conta. E os recursos vinham proporcionais a forma como cada hospital trabalhava”, apontou.

A superintendente apontou ainda que, com a usina geradora de energia renovável, vai ser possível redirecionar os recursos anteriormente gastos com essa despesa, em melhor atendimento à saúde, no hospital. “Com certeza, a economia proporcionada pela usina da Unimar vai garantir mais dinheiro para atender a população, de uma forma geral. É um dia de festa e de muita alegria, um marco para a nossa Unimar e o nosso hospital”, apontou Márcia.

Márcia lembrou ainda que 60% dos atendimentos do HBU são para pacientes SUS (Serviço Único de Saúde) e a economia vai garantir mais saúde pública. “Nós vamos conseguir reverter esse recurso à população, trazendo um impacto direto na qualidade do nosso atendimento”, explicou.


86 visualizações0 comentário