Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Com inovações, Hospital da Unimar faz encontro sobre qualidade e segurança hospitalar




Evento fortalece as seis metas internacionais de segurança do usuário em consonância com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e centros de excelência nacionais e internacionais


HBU (Hospital Beneficente Unimar) inovou o NSU (Núcleo de Segurança do Usuário) por meio do setor de Tecnologia da Informação liderado pelo gerente Rodrigo Paiola. O processo está informatizado e em tempo real, possibilitando processos de melhorias de forma ágil para quem mais precisa que é o usuário . Desta forma, é possível monitorar indicadores relacionados as seis metas internacionais, garantindo a segurança das pessoas que utilizam o serviço de saúde, seja como pacientes internados na unidade, visitantes ou colaboradores.

Apresentação do NSU e da sua transformação digital ocorreu na manhã da última segunda-feira (22/08) na abertura da 14ª Sipat (Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho). Objetivo do NSU é atender as exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), conforme as determinações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

As seis metas exigem que cada um dos colaboradores do hospital cumpra com protocolos que vão desde a identificação correta do paciente, até os protocolos para uma cirurgia segura. “O HBU já vem adotando uma série de medidas visando garantir a melhor segurança possível aos usuários e o uso da tecnologia no gerenciamento das seis metas é mais uma etapa desse processo), explicou o diretor de qualidade do hospital Uri Flato.

Evento foi apresentado em sistema hibrido, presencial e por meio de transmissão pelo Youtube para as unidades remotas da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Norte, UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Maracá e UBS/PA (Pronto Atendimento) de Echaporã.

As metas são: Identificar corretamente o usuário, melhorar a comunicação entre os profissionais da saúde, melhorar a segurança na prescrição e no uso de medicamentos, cirurgia segura, higiene das mãos e reduzir os riscos de queda e lesões por pressão.

Evento de apresentação contou com a participação da diretora presidente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), mantenedora do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, que destacou a importância do NSU para a instituição; diretor clínico José Pedro Trevisan Novaretti, que falou sobre a História da Segurança do Usuário e do diretor técnico Carlos Henrique Bertoni Reis, que falou sobre O papel da equipe assistencial e médica na cirurgia segura.

Doutor Uri Flato, diretor de qualidade do HBU, explicou sobre a estruturação e função do NSU; diretor de assistência à saúde, Luiz Fernando Fregatto, falou sobre as ações de segurança na assistência. A diretora de educação, doutora Maria Elizabeth explanou sobre o Usuário como foco da instituição. Maria de Fátima Romão, diretora administrativa e financeira, falou sobre o Impacto financeiro institucional ocasionado pelo evento adverso.

A supervisora de educação Bruna Rezek apresentou as seis metas internacionais de segurança, detalhando o objetivo de cada uma delas. Na sequência, o analista de qualidade Thiago Cambauva explanou sobre a gestão de documentos, seguido por Francine Baldo, que abordou a gestão de ocorrências.

O encerramento foi feito pela presidente da ABHU, Márcia Reis, que apresentou o Uniacim, um novo projeto em implantação, em parceria com a Acim (Associação Comercial e de Mobilidade), que vai garantir o atendimento de empresários, comerciantes e comerciários, em unidade localizada no Centro de Marília.

23 visualizações0 comentário