Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Com participação da Unimar e HBU acontece a VI Semana Nacional de Arquivos



O evento, que desde 2018, é realizado na Universidade de Marília tem como objetivo


O Centro de Documentação (CDU) da Universidade de Marília (Unimar) e o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) do Hospital Beneficente Unimar (HBU), em parceria com o Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), participam de mais uma edição da Semana Nacional de Arquivos. A VI edição tem como tema “#SomosArquivos”, do original #ArchivesAreYou, proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA). O evento será transmitido pelo canal oficial da Unimar.

De acordo com a arquivista do Centro de Documentação da Unimar, Danila Alencar, o tema propõe trazer debates sobre as narrativas presentes nos acervos. "O tema abarca o que significa trabalhar em arquivos, bem como as histórias que os acervos refletem. Segundo a ICA, o tema #SomosArquivos é sobre entender como as práticas arquivísticas influenciam o que está dentro ou fora do documento de arquivo e como os documentos impactam a sociedade”, explica.

O CDU realiza o evento em Marília, desde a segunda edição, em 2018, garantindo a participação de vários profissionais da área. As edições de 2020 e 2021 foram realizadas virtualmente, via transmissões online. Este ano, o evento volta a ser presencial, seguindo os protocolos de higiene e segurança em vigor.

Ainda segundo a arquivista, é essencial trazer os debates referentes aos arquivos para as instituições. “Não há dúvida que os arquivos são importantes nas instituições públicas ou privadas. Eles são o reflexo das ações humanas e decorrências de suas atividades, quer sejam administrativas, econômicas, políticas, culturais, etc. São, também, espaços de aproximação de ideias, garantias de direitos e da construção da memória de um povo”, explica.

O evento é promovido pelo Arquivo Nacional e ocorrerá de 6 a 10 de junho, em todo Brasil, com eventos, palestras, rodas de conversa em arquivos e instituições de memória. “Eventos dessa natureza enfatizam a potencialidade dos arquivos como equipamentos culturais, aumenta sua visibilidade e divulga os valiosos trabalhos desenvolvidos nesses espaços. Proposta que se alinha com o atual momento de reestruturação que ambos os departamentos se encontram”, ressalta.

A VI Semana Nacional de Arquivos terá início às 9h, com a abertura realizada pelo Pró-Reitor de Graduação Unimar, Prof.ª Dr.ª José Roberto Marques de Castro, a Diretora Financeira de HBU, Maria de Fátima Silva, e a Vice-Diretora Geral da UNESP, Prof. Dra. Ana Claudia Vieira Cardoso.

Às 09h15 começará a “Roda de Conversa: O arquivo sob a ótica de gestores”, com a Pesquisadora Institucional Unimar, Prof.ª Dra. Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini, a docente do Departamento de Ciência da Informação da Unesp, Prof.ª Dra. Sonia Maria Troitiño Rodriguez, com a mediação da Docente do Departamento de Ciência da Informação da Unesp Marília, Prof.ª Dra. Maria Leandra Bizello.

Para fechar o dia, a VI Semana Nacional de Arquivos recebe, a partir das 10h30, o “Relato de Experiência: Implementação de projetos de Memória Organizacional”, palestra da docente do Departamento de Ciência da Informação da Unesp Marília, Prof.ª Dra. Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano.

A VI Semana Nacional de Arquivos será realizada no auditório do bloco 9 da Unimar, a partir das 9h, para participar de forma remota basta acessar o link: https://youtu.be/mqoO_BqoYHg. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site https://eee.even3.com.br/6sna2022/ . Mais informações acesse www.unimar.br


18 visualizações0 comentário