Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Com tecnologia de ponta e tratamento humanizado, Hospital Oncológico da Unimar será inaugurado hoje


Será inaugurado na tarde desta segunda-feira (2), o Hospital Oncológico da Unimar. A solenidade de inauguração será transmitida ao vivo, à partir das 17h, no Canal da Unimar no Youtube (www.youtube.com/unimartv).Conta com seis andares em que serão oferecidos tratamentos humanizados, com equipe multidisciplinar especializada em estrutura totalmente pensada para proporcionar conforto e segurança.

Segundo a superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, o Hospital visa oferecer o que há de mais moderno em equipamentos e tratamentos. “O Reitor foi o grande idealizador desse projeto, que é uma conquista histórica para todos, porque terá o diferencial da humanização e respaldo da Inteligência Artificial nas condutas e nos diagnósticos”, ressaltou.

Em sintonia com os principais centros de referência em oncologia do Brasil e do Mundo, o Hospital Beneficente Unimar dispõe das principais ferramentas de combate ao câncer. “É um prédio novo que vai centralizar todos os tratamentos, como a Quimioterapia, Imunoterapia, Drogas Alvo e Hormonioterapia. Além disso, o ambiente possui ala arborizada, com cafeteria, é estéril, de fácil acesso e interligado com o Pronto Atendimento do HBU, ou seja, é um ambiente idealizado com muito zelo para os pacientes. Ficou maravilhoso”, destaca a Superintendente do HBU.

IMPORTANTE MISSÃO

O Hospital Oncológico Unimar tem uma outra importante missão, ser transmissora de conhecimento para os acadêmicos dos cursos na área da saúde. A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva destaca os benefícios acadêmicos que a unidade trará. “O Hospital Beneficente Unimar é o principal cenário de estágio para os alunos da Universidade de Marília, tanto para os alunos dos cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Celebrar a conquista do mais novo Hospital Oncológico Unimar é realmente motivo de orgulho para todos nós. Tenho certeza que os alunos vão usufruir deste espaço, aperfeiçoando ainda mais as suas práticas. Parabéns à cidade de Marília que recebe este presente”, declara.

MOBILIZAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO

Após a inauguração, o Hospital Oncológico passa a atender os pacientes assistdos pelo HBU no novo prédio. A princípio os atendimentos serão particulares ou por meio de convênios, mas com mobilização para o credenciamento ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Neste sentido, vai ser importante contarmos com a força dos poderes legislativos para sensibilizarmos e apresentarmos ao Ministério da Saúde a demanda existente, assim, os pacientes SUS também serão atendidos aqui”, conta Márcia.

CUIDADO INTEGRAL E HUMANIZADO

O Hospital Beneficente Unimar (HBU) tem como missão promover cuidado integral e humanizado, em sua verdadeira essência. Ao longo dos 21 anos de atuação tornou-se um centro de saúde referência para Marília e região, com completa e moderna infraestrutura que possibilita, além de atendimento de qualidade, a formação de excelência dos acadêmicos dos cursos na área da saúde da Universidade de Marília (Unimar).

Sempre prezando pela excelência nos cuidados, segurança e conforto dos pacientes, colaboradores e acadêmicos, o HBU investe, constantemente, na atualização estrutural e capacitação profissional, acompanhando os avanços da medicina. Com olhos no futuro e seguindo o compromisso de ofertar serviços de saúde com alta qualidade, entrega para a comunidade o Hospital Oncológico Unimar (HOU).

SONHO QUE SE TORNA REALIDADE

De acordo com o reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, o Hospital Oncológico Unimar é um novo sonho que se torna realidade. “O Hospital Oncológico Unimar é a realização de um sonho, o de seguir oferecendo para Marília e região um centro de saúde especializado que nos permita dar a continuidade em nossa missão de cuidar das pessoas de forma integral e humanizada em sua verdadeira essência, com o melhor atendimento e moderna infraestrutura, sempre prezando pela segurança e bem-estar dos pacientes, da comunidade hospitalar e acadêmica”, comemora. EQUIPAMENTOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO

O Hospital Oncológico Unimar, instalado na quarta torre do HBU, irá abrigar os mais modernos equipamentos para a realização de quimioterapia, diagnóstico por imagem, laboratório para exames, farmácia clínica especializada, odontologia hospitalar, hematologia, UTI adulto e leitos hospitalares. E na quinta torre, com obras já iniciadas, serão instalados os aparelhos de última geração na Radioterapia, que é o Acelerador Linear e no Centro Cirúrgico Oncológico o aparelho para Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET/CT).

De acordo com o coordenador da área de Oncologia do Hospital, Dr. Sérgio Luís Afonso, “A quarta torre do HBU será entregue já com esta maravilhosa surpresa, que é a expansão para a quinta torre, que irá abrigar estes equipamentos de última geração. Com isso, Marília poderá dar todo atendimento ao paciente, sem que haja necessidade de ele procurar outras regiões, tendo mais conforto e segurança em Marília”, diz.

TECNOLOGIA

Estes modernos aparelhos, únicos em Marília e região, consistem em um equipamento para Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET/CT), que realiza exames de imagem para avaliação do metabolismo das estruturas, com tecnologia avançada, o equipamento vai proporcionar um diagnóstico mais rápido e seguro, e o Acelerador Linear Elekta Versa HD, que será utilizado nos tratamentos de radioterapia de baixa a alta complexidade, além da radiocirurgia, que consiste em um tratamento de alta precisão no crânio do paciente.

Outro grande diferencial é o aparelho de Crioterapia, também único em toda a região, que tem como objetivo reduzir as chances de queda de cabelo durante a quimioterapia. “Esta tecnologia possui uma eficácia variável de paciente para paciente, mas apresenta resultados positivos. É mais um equipamento com tecnologia de ponta que buscamos para evitar os efeitos colaterais nos pacientes”, explica o coordenador.

EMENDA PARLAMENTAR

Unindo forças com o Hospital Oncológico Unimar, o deputado estadual Vinícius Camarinha (PSB) destinou uma emenda parlamentar que auxiliou na compra da Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET/CT).

A superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, agradece ao deputado e ressalta a importância deste equipamento para a qualidade de vida dos pacientes. "Precisávamos do PET/CT, que é uma tecnologia de primeiro mundo, e quando levei a pauta até o deputado e expliquei o quanto era crucial para diagnóstico e cuidados com os pacientes com câncer, na hora ele assumiu a briga. Criou espaço com o governo do Estado e conseguiu, mérito é do deputado Vinícius Camarinha”, destaca.

"Posso garantir que este equipamento vai fazer muita diferença não só para Marília, mas toda a região, uma vez que os pacientes com câncer não vão precisar se deslocar para outros centros de referência e farão o tratamento que precisam aqui, em sua cidade, perto de seus familiares. Isso ajuda muito no tratamento”, conclui Márcia.



36 visualizações0 comentário