Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Começam hoje as convenções para oficializar candidaturas às eleições de outubro


Começa nesta quarta-feira (20) e vai até 15 de agosto o período para partidos políticos realizarem as convenções partidárias. É nesses eventos que as legendas definem os nomes que vão concorrer a um dos cinco cargos em disputa nas eleições do dia 2 de outubro.

  • Deputado estadual

  • Deputado federal;

  • Senador;

  • Governador (veja quem são os pré-candidatos do seu estado no infográfico abaixo);

  • Presidente da República Calendário de pré-convenções presidenciais A primeira convenção entre os partidos que têm pré-candidatos à Presidência é a do PDT, que deve confirmar o nome de Ciro Gomes nesta quarta-feira (20), em Brasília. O PT fará o evento na quinta-feira (21), em São Paulo, mas não deve contar com a participação do ex-presidente Lula, que é o pré-candidato da sigla. O petista prevê realizar um evento no Nordeste na data. A convenção do PL para oficializar a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição está marcada para domingo (24), no Rio de Janeiro.

GOVERNO DE SÃO PAULO

O primeiro turno da eleição para o governo de São Paulo está marcado para 2 de outubro de 2022, e as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas se intensificou.

O cenário ainda não está definido, e as negociações para formação de federações partidárias também podem mudar os nomes para o pleito estadual. Confira a lista de quem, até aqui, é pré-candidato (em ordem alfabética):

ABRAHAM WEINTRAUB (PMB/BRASIL 35) Situação: o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub filiou-se ao partido PMB para disputar as eleições.

Lançamento: sua pré-candidatura foi lançada em evento do partido em 12 de fevereiro.

ALTINO JUNIOR (PSTU) Situação: o ex-presidente do Sindicato dos Metroviários Altino de Melo Prazeres Junior foi anunciado pelo PSTU como pré-candidato ao governo de São Paulo. Ele concorreu à Prefeitura de São Paulo em 2016, quando teve menos de 1% dos votos.

Lançamento: sua pré-candidatura foi lançada oficialmente pelo partido em 29 de março.

EDSON DORTA (PCO) Situação: foi diretor do Sindicato dos Correios de Campinas e diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) de 2012 até 2015. Em 2010, Edson Dorta foi candidato à Vice-Presidência da República pelo PCO. Lançamento: sua pré-candidatura foi lançada oficialmente pelo partido em 8 de maio.

ELVIS CEZAR (PDT) Situação: o ex-prefeito de Santana de Parnaíba, ele também foi vereador do município. Depois de 19 anos no PSDB, em março de 2022 Cezar se filiou ao PDT para disputar o governo do estado.

Lançamento: sua pré-candidatura foi oficializada em evento do partido em 4 de abril.

FERNANDO HADDAD (PT) Situação: o ex-prefeito de São Paulo (um dos piores) é o nome oficial do PT e de Lula para disputar o governo estadual.

Lançamento: candidatura será lançada oficialmente pelo partido.

GABRIEL COLOMBO (PCB) Situação: Militante na luta pela socialização da terra, Gabriel Colombo é o pré-candidato do PCB ao governo de São Paulo. Residente em Piracicaba, é a primeira vez que concorre a um cargo público. Foi diretor de Ciência e Tecnologia da ANPG (Associação Nacional de Pós-graduandos). Lançamento: a pré-candidatura foi anunciada oficialmente pelo PCB em 22 de janeiro

RODRIGO GARCIA (PSDB) Situação: aliado de João Doria, era filiado ao DEM desde 1994. Mudou para o PSDB em maio de 2021, para concorrer ao cargo de governador pelo partido.

Lançamento: a pré-candidatura foi lançada oficialmente em 21 de novembro, em meio às conturbadas prévias do PSDB.

TARCÍSIO DE FREITAS (REPUBLICANOS) Situação: Ministro da Infraestrutura é o candidato oficial do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao governo de São Paulo. Em março deste ano, se filiou ao Republicanos.

Lançamento: Sua candidatura será lançada oficialmente.

VINICIUS POIT (NOVO) Situação: atualmente é deputado federal por São Paulo em primeiro mandato. Foi eleito em 2018 com 207.118 votos.

Lançamento: a pré-candidatura foi oficializada pelo partido em 27 de novembro de 2021, em evento realizado em Ribeirão Preto, no interior do estado.




55 visualizações0 comentário