top of page
Buscar
  • Por Adilson de Lucca

Confirmação de morte por febre maculosa assombra moradores do Distrito de Avencas


No início de outubro, o JORNAL DO POVO repercutiu a morte de Andreia de Lima, de 40 anos, residente no Distrito de Avencas. Ela foi a óbito após apresentar sintomas idênticos aos da febre maculosa.

O filho dela, de 3 anos, também foi internado com os mesmos sintomas e acabou falecendo cerca de dez dias depois.

Naquela ocasião, os moradores do Distrito já estavam assombrados com a situação e surgiam outros casos suspeitos. Equipes da Sucen e da Prefeitura fizeram uma varredura por lá e coisa, aparentemente, acalmou.

Aparentemente, porque na tarde desta terça-feira (31), a Prefeitura de Marília confirmou oficialmente a primeira morte por febre maculosa registrada neste ano no município e o que seria o segundo caso da doença causada pela bactéria transmitida pelo carrapato-estrela.

O resultado positivo foi confirmado por meio de testagem do Instituto Adolfo Lutz. Não foram informados detalhes da vítima. Até ontem, a cidade registrou seis casos suspeitos da doença, sendo todos do Distrito de Avencas. Destas seis notificações, um caso foi descartado, três aguardam análise e outro foi confirmado. A primeira vítima este ano se recuperou da doença e está viva. Segundo a prefeitura, todas as ações de controle foram realizadas e devem continuar de forma permanente tanto no Distrito de Avencas, quanto no município de modo geral. O QUE É A FEBRE MACULOSA? Febre maculosa: entenda o que é e quais os sintomas da doença A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato (carrapato-estrela), ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta. Há no estado duas espécies da bactéria causadora da doença. SINTOMAS Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:

Febre

Dor de cabeça intensa

Náuseas e vômitos

Diarreia e dor abdominal

Dor muscular constante

Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés

Gangrena nos dedos e orelhas

Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória PREVENÇÃO

Usar roupas claras

Usar calças compridas

Passar um elástico na calça

Se passar em área de risco, fazer uma busca pelo carrapato e removê-lo imediatamente do corpo




102 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page