top of page
Buscar
Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Conselho de Turismo toma posse e secretário destaca investimentos no setor


Foi empossado nesta sexta-feira, (24), no auditório da Prefeitura os novos conselheiros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O órgão, de caráter consultivo e deliberativo, é formado por 48 membros, 24 titulares e 24 suplentes.

Na oportunidade, o prefeito Daniel Alonso anunciou a obra do Mirante da Serra do Distrito de Avencas.

Interesse turístico

De acordo com as informações do secretário Nelson Mora, desde o reconhecimento com o título de MIT (Município de Interesse Turístico) em 2019, Marília já conquistou R$ 2,3 milhões de recursos para investimento específico no turismo local. O bom trabalho da secretaia tem sido fundamental para essas conquistas.

“Em 2018, tivemos a aprovação do Plano Diretor de Turismo, que passou por revisão em 2022. Com os recursos, investimos na reforma e incremento do Museu de Paleontologia de Marília, intervenções no Bosque Municipal, criação do Circuito de Bikes e Trilhas e em breve teremos o Parque do Vale dos Dinossauros, entre outras propostas. Vale lembrar a importância do trabalho do Wilson Damasceno e Marcos Rezende, quando foram presidentes do Legislativo, e pautaram rapidamente projetos para a aprovação de Leis que aceleraram convênios e iniciativas em benefício do turismo mariliense. Agradeço à Câmara de Vereadores”, destacou Nelson Mora.

Conforme salientou a secretária-adjunta de Turismo, Fernanda Violante, Marília ocupa a 17ª posição no ranking do MIT num universo de 140 cidades ranqueadas. “Em abril de 2024, o Governo do Estado de São Paulo fará uma nova atualização e poderemos subir mais posições. As conquistas só são possíveis graças ao apoio do Comtur, que ajuda a deliberar nossas demandas, e do prefeito Daniel Alonso, que tem um olhar especial para o turismo e compreende a importância dos investimentos”, garantiu.

O presidente do Conselho Municipal do Turismo, Ivan Evangelista Júnior, destacou que entre as metas para o biênio 2023/2025, estão a conquista e destinação orçamentária do FUMTUR (Fundo Municipal de Turismo), instalação de PIT (Posto de Informações Turísticas) no Complexo Cultural “Braz Alécio”, fortalecimento da marca ‘RT Alto Cafezal’, ampliação do quadro técnico da Secretaria Municipal de Turismo e fortalecimento do Plano Diretor de Turismo. “Nosso conselho tem a representatividade de todos os setores pertinentes ao turismo e contamos com o envolvimento de várias secretarias de governo, a exemplo da Cultura, Planejamento Urbano e Meio Ambiente. Só tenho a agradecer a parceria com o prefeito Daniel e sua gestão. Vamos continuar avançando juntos”, complementou.


Maríliabatrachus navai

O paleontólogo William Roberto Nava contemplou a cerimônia de posse com uma boa notícia. “Através de um artigo científico da USP (Universidade de São Paulo), a cidade e eu fomos homenageados com a descrição científica de fósseis descobertos na região de Marília em dezembro de 2000 e fevereiro de 2001. O nome de um conjunto de fósseis foi intitulado de Maríliabatrachus navai na pesquisa publicada no último dia 15 de novembro. Estou extremamente feliz com o reconhecimento. Só neste ano, nosso Museu de Paleontologia, com sua ‘Máquina do Tempo’ e acervo de fósseis, recebeu a visita de mais de 16 mil pessoas, incluindo turistas locais, regionais e estrangeiros, de diversas partes do mundo”, informou.

Além da posse, o prefeito Daniel Alonso aproveitou a oportunidade para confirmar a abertura de licitação para a contratação de empresa, visando a construção do Mirante da Serra de Avencas.

“É uma reivindicação do conselho, presidido pelo Ivan, que faz um trabalho dedicado e vem mostrando a grandeza de Marília por meio de suas ideias juntamente com todos os conselheiros, que têm a participação maciça das mulheres. Pretendemos instalar ainda uma pista para parapente junto com o mirante, que é uma beleza natural de nossa cidade e certamente atrairá milhares de visitantes, a exemplo do Mosteiro da Divina Misericórdia e o  Museu de Paleontologia. Não tenho dúvidas que logo Marília se tornará referência nacional em turismo”, concluiu.




54 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page