Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

CORRENTE SOLIDÁRIA: Hospital das Clínicas/Famema agradece doações


A Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA informa que a corrente solidária da comunidade intensificada pelo sofrimento com a pandemia da Covid-19 vem contribuindo diretamente com a melhoria do atendimento ao paciente.

A ajuda voluntária, individual, coletiva, informal ou feita por empresas, instituições e até órgãos do Estado, estão fazendo a diferença neste enfrentamento do novo coronavírus. As doações contínuas e frequentes estão criando um novo comportamento social, de engajamento e protagonismo assistencial da comunidade para com os sistemas de saúde.

As iniciativas solidárias com doações aumentaram com a pandemia e se diversificaram, ajudando tanto com alimentos ou prestações de serviço, tanto com insumos hospitalares ou mobiliários em geral. Houve até doação de veículo (UTI Móvel), de recursos financeiros e até equipamentos caros, como os ventiladores pulmonares de UTI.

Nas últimas semanas ocorreram três entregas de doações, cada uma com uma história de promoção e incentivo à solidariedade de toda a comunidade. Na semana passada a Klínica da Alegria fez sua contribuição, coletando doações de insumos para entregar ao hospital. O humorista Jonathan Nemer também voltou a ajudar, trazendo desta vez produtos de higiene bucal.

Outra iniciativa ocorrida recentemente foi a campanha de doação de produtos de higiene pessoal para os pacientes organizada por duas enfermeiras do HCFAMEMA. Rosimeire Santos e Francine Viana realizaram por conta própria uma campanha relâmpago no Instagram, arrecadando em 15 dias diversos produtos doados entre seus amigos na rede social.

“O ser humano é solidário por natureza, por essência, talvez por necessidade, mas é na dor, nos momentos mais difíceis, nas situações mais perigosas, que este sentimento ou até instinto floresce com mais intensidade e vigor. Esta pandemia só nos trouxe tristeza, mas também relevou o quanto somos fortes, unidos e o quanto podemos ajudar ao próximo sem querer nada em troca. Revelou a todos o quanto o nosso SUS é valente e eficiente, e o quanto nossa comunidade é participativa, engajada e atuante. Nós do HCFAMEMA só temos que agradecer e nos honrar com tamanha dedicação e demonstração de fé e confiança em nosso trabalho. Em nome de todos os nossos colaboradores o nosso muito obrigado a todos os voluntários que estão ajudando a salvar vidas junto conosco nesta pandemia”, declarou a Superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Libânio.




62 visualizações0 comentário