Uma fatalidade foi registrada no final da madrugada desta quinta-feira (21), na Zona Oeste de Marília. Conforme a ocorrência, por volta das 4h, a Polícia Militar foi acionada para uma residência localizada na Avenida Saudade, para onde também foram viaturas do SAMU e Corpo de Bombeiros.
No local, o médico do SAMU constatou o óbito de uma bebê de dois meses. Foi constatado que a mãe, de 34 anos, dormiu com a criança e outra filha de seis anos na mesma cama e durante a madrugada, enquanto dormiam, ocorreu o incidente.
RECOMENDAÇÕES ESPECÍFICAS PARA CAMA COMPARTILHADA
Amamente o seu bebê! Mães que amamentam permanecem mais tempo em estágios leves de sono, fazendo com que elas estejam mais alertas aos bebês. Elas também tendem a dormir numa posição protetora (com os joelhos dobrados para cima), e isso previne que o bebê desça e acabe ficando debaixo de um cobertor, por exemplo.
Ponha o bebê próximo à mãe, ao invés de deixá-lo entre o pai e a mãe. Isso evita que um pai que tenha sono muito pesado, por exemplo, não perceba o bebê ao seu lado.
Use grades ou protetores de cama quando colocar o bebê na cama da família. Preencha qualquer espaço entre a cama e as paredes, cabeceira e móveis com uma manta ou toalha enrolada. Se você colocar o colchão (ou futon) no chão, longe das paredes, você também evita o risco de quedas, além do risco do bebê cair em algum espaços pequenos.
Seja consciente sobre o arranjo de sono. Coloque o bebê próximo à mãe, em um ambiente planejado e seguro, ao invés de cair no sono por exaustão no sofá, cadeira, poltrona, ou qualquer outro lugar inseguro.
Apenas cuidadores primários devem dormir com um bebê, pois apenas eles poderão dormir em um estado leve de alerta, atentos aos movimentos e à presença do bebê.
Não deixe que babás ou irmãos mais velhos durmam próximo ao bebê, pois eles também não estarão alertas aos movimentos e à presença do bebê.
QUANDO VOCÊ NÃO DEVE FAZER CAMA COMPARTILHADA
Criar filhos é algo que deve focar tanto na saúde como na segurança, e praticar cama compartilhada com um bebê é saudável e seguro na maioria dos casos, mas há situações que farão com que os pais precisem deixar o bebê dormir em outra superfície, mas ainda assim podendo ser no mesmo quarto.
Comments