top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Curso de Direito da Unimar é destaque em toda região por formar profissionais com excelência


O curso possui nota máxima em avaliação do MEC, sendo o único, de toda região, a oferecer o ensino completo, com graduação, mestrado e doutorado

O Curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) destaca-se como referência em pesquisa e inovação jurídica, evidenciando sua metodologia de ensino inovadora, que incorpora conteúdos práticos, laboratórios e um corpo docente formado por mestres e doutores atuantes no mercado. Priorizando a formação humanística dos novos juristas, a instituição permanece com a nota máxima em avaliação in loco do MEC, reforçando seu compromisso com a excelência acadêmica. Além disso, a Unimar é a única instituição a oferecer o ensino completo na área, com cursos de graduação, mestrado e doutorado.

A coordenadora do curso de Direito da Unimar, Prof. Dra. Francis Marília Pádua, enfatiza a importância da formação diferenciada, uma vez que a Instituição tem como preocupação a preparação de profissionais capazes de promover mudanças em seu meio. “Desde o início da graduação, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a profissão escolhida, por meio de parcerias estratégicas. O curso vai além da simples formação de profissionais, sendo impulsionado por uma nobre vocação: transformar a sociedade através da integração e do compromisso com o bem comum", explica.

O campo profissional do Direito é abrangente e oferece uma gama de possibilidades para seus graduados. Na carreira jurídica, é possível atuar como promotor, juiz ou procurador, através de concursos públicos, ou ingressar na advocacia, seja como profissional autônomo ou em sociedades de advogados, bem como em departamentos jurídicos de empresas.

“A área do Direito é fundamental para o bom funcionamento de uma sociedade, sendo responsável pela criação e aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, a fim de organizar as relações entre indivíduos e grupos”, complementa Francis.

Pensando na formação de profissionais altamente capacitados e humanísticos, a Universidade de Marília oferece um curso que se destaca pela qualidade de ensino, já que o objetivo é formar juristas preparados para analisar disputas e conflitos, com base no que está estabelecido na Constituição, nos costumes, nos princípios gerais do direito e no que está regulamentado pelas leis.

Com uma sólida base teórica e prática, os acadêmicos são preparados para enfrentar os desafios do mercado jurídico atual por um time de docentes, com a mais alta excelência que inclui juristas renomados, procuradores federais, juízes e advogados de destaque. Proporcionando aos acadêmicos o contato com as melhores referências para sua formação.

O curso de Direito da Unimar possui grandes diferenciais, dentre eles a oportunidade da transversalidade na formação, à medida em que possibilita ao aluno entrar em contato com as diferentes áreas, como medicina, tecnologia e outras. Aliás, diversos eventos de integração sãorealizados com os demais cursos da Instituição, a fim de preparar o futuro profissional para os diversos problemas que enfrentará. Sem falar que por fazer parte de uma Universidade, o acadêmico pode explorar espaços como academia, participar de orientações psicológicas, de nutrologia, dentre outros.

A formação única oferecida pela Universidade de Marília há anos é referência no interior de São Paulo, sendo reconhecida pelo Ministério da Educação há anos por sua excelência, com a nota máxima em avaliação in loco. Ensino de excelência que reflete diretamente no sucesso dos acadêmicos na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com alta taxa de aprovação todos os anos.

Os ambientes do curso de Direito da Unimar também são destaques com salas de aulas equipadas com recursos multimídias e sala de júri, que permite ao futuro profissional explorar a prática profissional, além de moderna “Smart Sala”, com ambiente propício ao desenvolvimento de projetos que envolvem tecnologia e inovação, capacitando-o para participar das grandes transformações tecnológicas. Inclusive, a primeira audiência simulada no metaverso foi realizada no auditório da Unimar.

Outro ponto de destaque são os estágios para iniciar a prática profissional. Os acadêmicos são estimulados a participar desse processo de aprendizagem e a Unimar possui convênios firmados com órgãos públicos e OAB. Inclusive, existe um núcleo específico de estágio e empregabilidade que faz a ponte com órgãos e escritórios, a fim de que sejam conduzidos e então possam aprimorar a formação por meio da prática.

A parceria da Unimar com o Tribunal de Justiça, viabiliza o funcionamento do Centro Judiciário de Mediação, Conciliação e Cidadania (CEJUSC ), no próprio Campus da Universidade, é também uma oportunidade ímpar para os futuros juristas. “A parceria oferece aos alunos experiências práticas fundamentais para se tornarem profissionais de destaque no mercado jurídico. O contato direto com a resolução de conflitos, através de mediação e conciliação, é uma oportunidade única para os estudantes desenvolverem habilidades essenciais para a prática da advocacia e do direito em geral”, conta a coordenadora.

O acadêmico Unimar ainda tem a possibilidade de participar de intercâmbios internacionais. O Departamento de Relações Internacionais da Unimar já possibilitou que diversos alunos realizassem o sonho de cursar um semestre em Instituições de Ensino no exterior, o que possibilita experiências que tornam o aluno autoridade numa sociedade globalizada. Por fim, os alunos de Direito da Unimar se destacam no mercado porque durante o curso são estimulados ao protagonismo. Diversos projetos são desenvolvidos para estimular a criatividade, como o “DireitoNejo” e "Samba do Gal", em que a partir de paródias os alunos discutem institutos jurídicos.

O curso de Bacharelado em Direito da Unimar é oferecido tanto no período diurno quanto no noturno, proporcionando flexibilidade aos estudantes que desejam conciliar seus estudos com outras atividades. A duração do curso é de 10 semestres, permitindo uma formação completa e aprofundada para os futuros profissionais, além de oferecer o ciclo completo de formação acadêmica com graduação, mestrado e doutorado.

O Programa de Pós-graduação em Direito da Unimar é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com a nota 5, em escala de 1 a 7, atestando a excelência dos cursos de Mestrado e Doutorado, sendo a melhor opção para os aqueles que desejam uma formação jurídica de alto nível e com impacto na sociedade.

Para mais informações sobre o curso e o processo seletivo, acesse o site da universidade em www.unimar.br. A UNIMAR espera por você!

44 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page