Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Curso de Direito da Unimar realiza a 3ª edição do Samba do Gal - Sertanejo


Docente do curso de Direito da Unimar, Galdino Luiz Ramos Júnior


O curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) realiza a 3ª edição do “Samba do Gal - Sertanejo”, no dia 25 de maio, a partir das 19h30. O evento online tem como objetivo unir o conhecimento e a música em prol da comunidade, com a arrecadação de alimentos. Nesta edição, as doações serão destinadas ao Hospital Beneficente Unimar e UPA da Zona Norte.

De acordo com o idealizador do evento, o docente do curso de Direito da Unimar, Galdino Luiz Ramos Júnior, o evento online é um projeto inovador que utiliza das metodologias ativas para transmitir conhecimento aos acadêmicos. “Nosso objetivo é discutir os temas jurídicos com alegria e solidariedade, formando profissionais altamente capacitados e com visão humanística. Nos dois primeiros encontros, debatemos muitos importantes temas jurídicos e arrecadamos grande quantidade de alimentos, que foram doados a muitas Instituições da cidade”, conta.

O docente, em março de 2020, defendeu sua tese de Doutorado, intitulada “O Samba de Enredo Carioca como Possibilidade Pluralista de Exercício da Democracia Deliberativa”, sob a orientação do Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias, obtendo, assim, o título de Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Marília.

Ainda segundo Galdino, o evento foi criado em meio a pandemia, visando divulgar cultura e solidariedade. “A ideia do “Samba do Gal” surgiu, justamente, para unir duas paixões: Direito e Música”, detalha.

Nesta 3ª edição, o debate jurídico irá abordar o tema “Direito, Cultura e Meio Ambiente”, com a participação dos docentes do curso e os convidados especiais: a Profª. Drª. Mariana Ribeiro Santiago e o Profº. Dr. Sandro Marcos Godoy, além do coordenador do curso de Medicina Veterinária, Profº Dr. Fábio Manhoso. A música será com a dupla Lucas e Viana.

Segundo a coordenadora do curso de Direito da Unimar, Profª. Draª. Francis Marília Pádua, o evento além de enfatizar o respeito às mais variadas formas de expressões culturais, apresenta também a riqueza da diversidade cultural e sua estreita ligação com o direito. “O Samba do Gal possibilita aos nossos acadêmicos e, também, a todos os participantes, conhecer e reconhecer o direito por um viés cultural, ou seja, por meio da visão intercultural do direito. Sua importância se deve à reafirmação de como o direito está presente em todos os aspectos da vida humana, nos mostrando como os fenômenos sociais e a cultura, possuem capacidade de criar o direito. Eu posso dizer que trata-se, sem dúvida, da possibilidade de apresentar o direito aos nossos alunos sob os aspectos de sua manifestação e, deste modo, colaborando para a compreensão do fenômeno jurídico”, ressalta.

A 3ª edição do “Samba do Gal” será transmitida no canal Youtube/direitounimar, a partir das 19h30, e já é possível fazer a arrecadação de alimentos no bloco 02 da Universidade de Marília. Mais informações no site www.unimar.br ou pelo telefone (14) 2105-4002.

36 visualizações0 comentário