Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Curso de Nutrição da Unimar promove 1º Ciclo Formativo Alimentar e Nutricional


O curso de Nutrição da Universidade de Marília (Unimar) e a Secretaria Municipal de Educação de Marília realizam o 1º Ciclo Formativo Alimentar e Nutricional, voltado ao aperfeiçoamento da equipe gestora das escolas municipais da cidade, com abordagem sobre a importância da alimentação saudável e aplicação do guia alimentar no ambiente escolar.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Unimar, Mara Silvia Foratto Marconato, esta é mais uma parceria que tem como objetivo beneficiar a cidade. “Começamos mais um importante trabalho para a sociedade, que é o aperfeiçoamento da equipe da secretaria de educação, em prol das nossas crianças e jovens. A parceria vem trazer a atualização dos conhecimentos que os nutricionistas da rede possuem, além dos agentes operacionais e gestores das escolas, apresentando as novidades do setor e reforçando a importância da alimentação saudável”, explica Mara.

O Projeto integra o Programa de Extensão: Alimentação e Nutrição na rede básica de ensino de Marília. O 1º Ciclo Formativo Alimentar e Nutricional é dividido em módulos que englobam os temas: “Leite Materno/fórmulas e Introdução Alimentar, Técnicas e Manobras de engasgo, Ultraprocessados X Rótulos, Obesidade e Doenças Crônicas, Alergias, seletividade alimentar e vegetarianismo, Sustentabilidade, desperdícios e reutilização de alimentos, Higiene da cozinha, coleta de amostra e higiene pessoal.

A coordenadora da alimentação escolar de Marília, Maria Sidnéia Gomes Ragonha, destaca os benefícios que o projeto trará. “Buscar conhecimento é muito importante, principalmente quando há a união da Universidade com a equipe gestora das escolas, porque possibilita atender o nosso aluno da melhor forma possível, trazendo para eles uma alimentação saudável e adequada, assim, unindo a nossa realidade com a prática na escola”, ressalta.

A nutricionista e responsável técnica da rede municipal de ensino, Renata Vermelho Molon Carvalho, ressalta como é preciso o resgate alimentar das crianças e jovens. “Os alunos precisam ter a noção do que é um alimento natural, conhecer a comida de verdade, e esta é a principal meta deste trabalho. Atualmente, as crianças estão muito acostumadas com alimentos ultraprocessados e a preocupação é grande com comorbidades logo pela infância. Assim, quando a escola auxilia neste processo de enxergar uma alimentação de verdade, em casa começa a aflorar melhor e, aos poucos, vamos transformando a nutrição de nossas crianças e jovens”, destaca.

O programa de extensão contará com encontros presenciais na Unimar e contemplará todos os Gestores e todos Agentes Operacionais de Serviços Municipais da Rede Municipal de Ensino. Acadêmicos e docentes do curso de nutrição também fazem parte do projeto.

Segundo a docente do curso de Nutrição da Unimar, Camila Maria Arruda, além de contribuir com os alunos, o programa será um importante campo de aprendizagem para os futuros profissionais. “A parceria é muito importante porque, ao mesmo tempo que vamos contribuir para que os alunos da rede pública tenham acesso a uma alimentação saudável, estamos

favorecendo o processo de aprendizagem dos nossos alunos, porque estão em um trabalho de extensão, em contato com a comunidade e aprendendo na prática a profissão”, destaca.

Cerimônia de abertura

O lançamento do Iº Ciclo Formativo Alimentar e Nutricional foi realizado no Paço Municipal e contou com a presença da Pró-reitora de Pesquisa, Pós Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, a coordenadora do curso de Nutrição, Mara Silvia Foratto Marconato, as docentes Camila Maria de Arruda e Michelle Righetti Rocha Trinca Morassato, bem como o Secretário municipal da Educação, Prof. Helter Rogério Bochi, a coordenadora de Alimentação Escolar, Maria Sidinéia Gomes Ragonha, e a nutricionista e responsável técnica, Renata Vermelho Molon Carvalho.

11 visualizações0 comentário