top of page

DAEM aponta sabotagem em furto de equipamento de energia elétrica. Cidade tem colapso no abastecimento de água

  • Foto do escritor:  J. POVO- MARÍLIA
    J. POVO- MARÍLIA
  • 29 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

Equipamentos ficam em área isolada na zona rural, de difícil acesso, indicando que ato foi realizados por ladrões especializados

Furto de equipamentos elétricos (retificadores) responsáveis pelo fornecimento de energia para o sistema de captação de água do Rio do Peixe ocorrido na noite deste domingo (28) foi identificado pelo Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) como sabotagem.

O dano causado à rede de fiação da CPFL reflete diretamente na alimentação das bombas que operam na alimentação do principal reservatório da autarquia, responsável por 50% do abastecimento de Marília.

Diante do boicote, a Prefeitura, Daem e CPFL solicitam investigação policial para identificar os responsáveis. Conforme informações do Departamento, o furto no sistema de abastecimento de água ocorreu por volta das 23 horas e logo após ser identificada a suspensão de energia, técnicos da companhia de luz e da autarquia iniciaram a instalação de um equipamento substituto.

O Daem informou que a parada do sistema de modo abrupto e não programado acabou gerando outros graves problemas, como o rompimento da adutora que encaminha água para a cidade de Marília.

Equipes da autarquia seguem em força-tarefa para a conclusão do conserto. O Município informa que, diante deste cenário, o sistema de captação de água está paralisado e portanto, haverá falta d’água em 50% da cidade. Serão várias regiões afetadas, mas principalmente Centro, Leste, Norte e Sul serão as áreas mais afetadas.

A previsão de finalização dos trabalhos e serviços de recuperação é para o final da tarde desta segunda-feira.

"Em virtude desta sabotagem, que impacta diretamente na imagem pública da Prefeitura Municipal de Marília ante a proximidade das eleições municipais de 2024, o Daem solicita aos moradores das regiões mencionadas que economizem água durante as próximas horas. Os ladrões que realizaram este furto demonstraram ter amplos conhecimentos técnicos e utilizaram equipamentos apropriados para operação em rede de sistema de alta tensão, onde o risco de enormes descargas elétricas é iminente. A localização do retificador - em local totalmente isolado na área rural, imediações da Fundação Casa - é outro aspecto que corrobora a identificação de boicote contra o abastecimento de água de Marília", cita nota do Daem.


ree


 
 
 

Comentários


bottom of page