Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Deputado Vinícius Camarinha conquista atendimento da Carreta da Mamografia em Marília


Deputado Vinícius com a superintendente do H.C/FAMEMA, Paloma Libanio

Importante ação preventiva de saúde, o Programa Mulheres de Peito volta à Marília, com o atendimento da Carreta da Mamografia. O serviço, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, foi confirmado pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual reeleito Vinicius Camarinha (PSDB). “Uma boa notícia em meio às ações da campanha “Outubro Rosa”, a carreta estará na cidade entre os dias 18 e 29 de outubro”, destacou o parlamentar.

O veículo, com todos os equipamentos necessários para os exames, estará estacionado junto ao Hemocentro, na rua Lourival Freire, nº 240, no bairro Fragata, ao lado do Fórum.

“No nosso trabalho, temos priorizado a área da saúde, trazendo investimentos, equipamentos e melhorando o atendimento oferecido à população. A ação da Carreta da Mamografia é mais uma iniciativa nesse sentido, que visa incentivar as mulheres a realizarem o exame de mamografia, que permite o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama", disse Vinicius.

PREVENÇÃO

O Programa Mulheres de Peito realiza gratuitamente exames de mamografia. Trata-se de uma carreta itinerante que facilita o acesso das mulheres ao exame preventivo do câncer de mama, tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.

Segundo informações do Complexo Hospital das Clínicas/Faculdade de Medicina de Marília, o atendimento vai acontecer por ordem de chegada com distribuição de 50 senhas para demandas espontâneas, cujos exames são realizados das 8h às 17h. Nos sábados, dias 22 e 29, o atendimento é limitado a 25 mulheres, das 8h às 12h.

O foco está nas mulheres entre 50 e 69 anos de idade, que são as mais vulneráveis à doença e por isso não precisam apresentar solicitação médica. Mulheres na faixa etária compreendida entre 35 e 49 anos ou aquelas que possuem mais de 70 anos devem ter em mãos o pedido médico do SUS, cartão SUS e documento RG.

A unidade móvel do projeto conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Cerca de 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados no início têm chance de cura. Para aumentar a possibilidade de um diagnóstico precoce da doença, é necessário realizar o exame de mamografia.



47 visualizações0 comentário