Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Deputado Vinícius Camarinha conquista equipamento de ponta para o Hospital Oncológico da Unimar


Márcia Mesquita Serva, diretora do Hospital da Unimar com o deputado Vinícius

O Hospital Oncológico da Unimar, em fase final de construção, está sendo equipado com um moderno equipamento chamado PET scan, espécie de tomografia computadorizada por emissão de positrons.

O equipamento foi conquistado pelo deputado estadual Vinícius Camarinha, líder do Governo na Assembleia Legislativa, com investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões e contrapartida do Hospital.

"Esta parceria com o poder público é fundamental. Com este equipamento moderno aqui em Marília, pacientes da oncologia não precisarão se deslocar para outras cidades. Parceria sólida e uma grande conquista para a nossa comunidade", disse Márcia Mesquita Serva, diretora do Hospital da Unimar.

O médico pediatra dr. Francisco de Agostinho Júnior, acompanhou o anúncio no Hospital Oncológico da Unimar. "Esta conquista nos emocionou. Um apoio brilhante do deputado Vinícius que nos traz um orgulho muito grande de ser mariliense, com a nossa Marília podendo dar um atendimento completo a pacientes com esta doença".

O parlamentar disse que está trabalhando e ajudando a equipar o Hospital Oncológico da Unimar através de parcerias com o Governo do Estado. "Estou muito feliz em estar cumprindo com o meu dever como deputado estadual, priorizando a saúde e apoiando os hospitais".

Ele lembrou que Marilia não tinha o PET scan e agora conquista esse importante equipamento que vai atender também toda a região pelo sistema SUS. "Obrigado e parabéns à família Unimar pelos investimentos na área da saúde e essas grandes conquistas para a nossa cidade".

O QUE É PET SCAN?

O exame PET scan, também chamado de tomografia computadorizada por emissão de pósitrons, é um exame de imagem muito utilizado para diagnosticar precocemente o câncer, verificar o desenvolvimento do tumor e se há metástase. O PET scan é capaz de mostrar como o corpo está funcionando, através da administração de uma substância radioativa, chamada de traçador, que quando absorvida pelo organismo, emite radiação que é captada pelo equipamento e transformada em imagem.

O exame não causa dor, no entanto pode causar desconforto se a pessoa for claustrofóbica, pois é feito num equipamento fechado. Além de ser muito aplicado na oncologia, o PET scan também possui utilidade no diagnóstico de doenças neurológicas, como o Alzheimer e a epilepsia.

O PET scan é um exame disponível em planos de saúde e no SUS que só é realizado para investigação, diagnóstico e acompanhamento de câncer de pulmão, linfomas, câncer de cólon, câncer de reto e doenças imunoproliferativas, como o mieloma múltiplo, que é uma doença em que as células do sangue começam a proliferar e se acumular na medula óssea.

42 visualizações0 comentário