Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Deputado Vinícius Camarinha vira líder do governador Doria na Assembleia Legislativa


O governador do Estado, João Doria (PSDB), encaminhou comunicado nesta quarta-feira (14), à presidência da Assembleia Legislativa, confirmando o deputado estadual Vinícius Camarinha (PSB) como seu líder na Casa. "Tenho a honra de comunicar...", mencionou Doria. Vinícius está em seu quarto mandato como deputado estadual. O QUE FAZ O LÍDER DO GOVERNO?

A atividade exercida por um deputado na função de líder é parte essencial do processo legislativo. Além de nortear a discussão e a votação de propostas, os líderes acumulam uma série de atribuições importantes, principalmente ligadas à articulação política e ao trabalho de unificação do discurso partidário.

Durante as votações, cabe ao líder expressar a opinião de quem ele representa: o partido, o bloco parlamentar, o governo ou a oposição. Ele também participa do colégio de líderes – órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do plenário. O colegiado é formado pelos líderes da Maioria, da Minoria, dos partidos, dos blocos e do governo.

No Plenário, cabe ao líder orientar a bancada quanto ao voto; falar por sua bancada no período destinado às comunicações das lideranças; e inscrever integrantes da bancada no horário destinado às comunicações parlamentares. O líder pode solicitar: a votação em globo de destaques; a dispensa da discussão de matérias que tenham parecer favorável de todas as comissões; o adiamento da discussão e da votação de um projeto. Também é função do líder registrar candidatos para concorrer a cargos da Mesa Diretora.




406 visualizações0 comentário