top of page
Buscar
Por Adilson de Lucca

DIG esclarece sequestro e roubo de carreta em Marília e pede prisão de quadrilha


Delegado titular da DIG/Marília, Marcelo Sampaio: bom trabalho e quadrilha desbaratada

Após intenso trabalho de intenso trabalho, equipe da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Marília, sob o comando do delegado titular Luiz Marcelo Sampaio Perpétuo, identificou seis indivíduos envolvidos em cárcere privado de um caminhoneiro e roubo de caminhão. O crime ocorreu no dia 31 de agosto passado, na zona norte da cidade.

A quadrilha particou ainda outro roubo semelhante aqui na cidade.

O caminhoneiro, fazendo uso do aplicativo “FRETEBRÁS acertou o frete de uma carga, sendo que o carregamento se daria no Distrito Industrial de Marília, na Rua Moacir Simões. No citado local, a vítima parou com o caminhão SCANIA/G 400 A6X2, tracionando um SR/GUERRA AG GR preto, quando foi abordado por um rapaz moreno que trajava uniforme refletivo de empresa e capacete de obra na cor branca e se dizia vistoriador do carregamento.

No momento em era feita por tal individuo a “inspeção” no caminhão, um outro homem moreno e magro chegou no local empunhando uma arma de fogo e anunciou o assalto. A vítima foi colocada em um veículo Gol, cujas placas não visualizou, e a partir daí foi levada para um lugar desconhecido, com os olhos vendados, onde permaneceu por três dias, quando foi retirada do cativeiro e e realocada para um outro local a céu aberto, amarrada numa moita e abandonada por seus algozes, quando conseguiu se desvencilhar das amarras e procurar auxílio policial.

O caminhão e semi-reboque subtraídos foram levados para a cidade de Novo Mundo-MS, onde teve as placas clonadas, sendo nelas instaladas uma outra placa para desvencilhar da ação policial.

No dia 6 de setembro de 2023, em operação policial realizada no Estado do Paraná, o caminhão e semi-reboque foram localizados, logo após terem sido abandonados pelo motorista não identificado, às margens da rodovia BR-376, município de Nova Esperança-PR, carregado com grande quantidade de cigarros, razão pela qual foi apreendido e posteriormente, restituído ao proprietário.

Nas investigações realizadas, acabou-se por apurar que os autores do crime faziam parte de uma grande quadrilha que atuava em vários locais no território nacional, com maior incidência em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, que tinham como “modus operandi”, sequestrarem o motorista, mantendo-o sob cárcere para que o caminhão e acoplados fosse deslocados para a regiões de Ponta Porã-MS e Novo Mundo-SP, divisas com o Paraguai, onde eram preparados, passando a utilizarem de placas clonadas, visando o transporte de drogas e cigarros para pontos diferentes do Brasil.

No curso das investigações, foi identificado um individuo de prenome “D”, sendo este a pessoa que primeiro contatou a vítima e se identificou como vistoriador. Inclusive, este individuo fez uso de um cartão da vítima, na data do roubo, sendo sua imagem captada pela câmera de segurança do estabelecimento Varejão Rio Branco, em Marília, quando tal individuo foi flagrado trajando as vestimentas e capacetes por ele utilizados no roubo. Também, no período subsequente ao roubo, o proprietário da empresa monitorou o trajeto do caminhão e em um dos postos de combustíveis, onde o veículo parou para abastecer, já no Estado do Paraná, e acabou por obter a imagem do condutor do caminhão roubado, sendo tal individuo identificado como sendo “T”.

A vítima reconheceu ainda, fotograficamente, Gilberto Machado de Oliveira, como o individuo que a amarrou na moita de capim, logo após ter sido retirada do cativeiro, local em que ela conseguiu se desvencilhar e pedir ajuda.

Reconheceu por fim, “M”, como o indivíduo que armado lhe anunciou o assalto, naquela oportunidade, quando a “vistoria” do veículo estava sendo feita por “D”. Nesse interim, Delegacias Especializadas da Polícia Civil do Estado de São Paulo, já realizavam investigações para apuração da autoria de vários roubos ocorridos na região, diligências estas que culminaram na identificação de parte de seus membros, sendo que no dia 05/09/2023, “T”; “G” e “M”, juntamente com outros indivíduos, acabaram sendo presos em flagrante pela DEIC de Presidente Prudente, pelos crimes porte ilegal de arma de fogo e organização criminosa, quando se preparavam para mais um empreitada criminosa.

Ao serem interrogados, dois dos indivíduos presos confessaram a prática do crime ocorrido em Marilia.

Foram indenficados mais quatro individuos que participaram diretamente do roubo em Marilia, e ainda, o local utilizado como cativeiro, sendo este um imóvel residencial, alugado esporadicamente pelo proprietário, situado na Chácara São Carlos em Marilia. Após este delito, um outro roubo de caminhão ocorreu em Marília, sendo praticado por outros integrantes desta associação criminosa, sendo que o motorista do caminhão roubado, já foi identificado.

Vários indivíduos se encontram presos, sendo que o Inquérito Policial da DIG de Marília está em face final de investigação onde será postulado pela prisão dos seis envolvidos no crime. Os acusados não tiveram os nomes divulgados.




180 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page