DIREITOS DA MULHER: Dani Alonso e Capitão Augusto lutam por políticas públicas para mulheres
- J. POVO- MARÍLIA
- há 30 minutos
- 3 min de leitura

Deputados articulam recursos, aprovam leis e fortalecem ações de combate à violência, promoção da saúde e autonomia feminina em São Paulo
A luta por políticas públicas voltadas às mulheres é uma prioridade para a Deputada Estadual Dani Alonso (PL) e para o Deputado Federal Capitão Augusto (PL) diante de tantos casos de violência contra elas e a enorme desigualdade em vários aspectos da vida em relação aos homens.
Em 2025, Dani Alonso foi reeleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), com apoio de Capitão Augusto.
O colegiado composto majoritariamente por Deputadas Estaduais é responsável por se manifestar sobre projetos de lei envolvendo sua temática e também por fiscalizar programas governamentais relacionados a ela.
Dani Alonso também é vice-presidente estadual do PL Mulher, e representante ativa da legenda em âmbito nacional. O objetivo é fortalecer o movimento feminino, inspirar, motivar e oferecer formação continuada para a participação da mulher na política partidária.

Dani Alonso, governador Tarcísio de Freitas, primeira dama, Cristiane e o capitão Augusto
MAIS RECURSOS
Com muito trabalho e articulação, Dani Alonso e Capitão Augusto conseguiram R$ 30 milhões para a Secretaria de Políticas para a Mulher em 2026. A verba extra obtida por eles vai impactar 120 iniciativas voltadas às mulheres.
São mais recursos para o programa Casa da Mulher Paulista; ações de incentivo à capacitação, empreendedorismo e acesso a linhas de crédito; além de enfrentamento à violência contra a mulher, promovendo a proteção, o acolhimento e a autonomia.
SELO MULHER PAULISTA
Outra importante conquista foi a aprovação do “Selo Mulher Paulista”, que tem como autora Dani Alonso e apoio de Capitão Augusto, e agora só depende de aprovação do Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O objetivo é reconhecer anualmente municípios que se destacarem na implementação e na efetividade das políticas públicas voltadas ao bem-estar, à proteção, ao empreendedorismo e à promoção dos direitos das mulheres. Mais do que isso, o texto prevê às cidades contempladas acesso a mais recursos para tais fins.
SAÚDE FEMININA
Pensando na saúde das mulheres, apoiada pelo Deputado, Dani Alonso também aprovou a Política Estadual de Conscientização e Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa, de sua autoria.
A legislação, que já está em vigor, estabelece diretrizes para tratamento gratuito, suporte emocional e orientação especializada para mulheres no climatério e menopausa, além da criação do Centro de Referência Estadual para Saúde da Mulher no Climatério.

Deputada Dani Alonso presidindo audiência pública na Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo






