top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

"DO OURO AO BITCOIN": Legado de pioneiro das criptomoedas no Brasil é citado em livro de mariliense


"Do Ouro ao Bitcoin: Uma Jornada Passado, Presente e Futuro", de Tutti Ramos, foi lançado no último dia 15 de setembro, em Marília

POR: GUSTAVO CÉSAR

O escritor e investidor do mercado financeiro alternativo de criptomoedas, Tutti Ramos, de 36 anos, lançou nas plataformas digitais seu livro “Do Ouro ao Bitcoin: Uma Jornada Passado, Presente e Futuro”, que traz uma citação sobre o legado deixado pelo pioneiro no assunto no Brasil: Luís Augusto Schiavon. “Foi uma inspiração para mim”, destacou.

Chamado popularmente de Guto Schiavon, o jovem era um dos empresários mais bem sucedidos do segmento de criptomoedas no Brasil, sendo um dos fundadores da Foxbit em 2014, considerada uma das maiores corretoras de bitcoin do mundo.

Ele faleceu precocemente aos 24 anos, no dia 25 de dezembro de 2018, vítima de uma colisão entre veículos na SP-294 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), no trecho entre Oriente e Marília. Atualmente, esta região da rodovia passa por obras de duplicação após inúmeros registros de acidentes.

Tutti Ramos resolveu lançar um livro para abordar não só sua fascinação pelas criptomoedas como também para desmistificar o assunto, fazendo um paralelo do passado do dinheiro ao presente e, ainda, projetando o futuro desse universo alternativo da economia mundial. O escritor conheceu Guto de maneira informal, em ambiente de bar em Marília, quando a conversa sobre bitcoin vazou para além da mesa do estabelecimento.

“Sou proprietário desse bar em que Guto conversava com outra pessoa sobre bitcoin, mas neste dia em específico, eu estava como garçom porque um funcionário havia faltado. Servi Schiavon, que morava na cidade vizinha de Pompeia, e ouvi a conversa. Perguntei sobre a moeda e ele foi extremamente atencioso comigo. Foram duas horas de explicação ‘vip’ sobre criptomoedas. Depois pesquisei sobre o assunto na Internet e descobri que Guto era desbravador do mercado cripto no Brasil. Ele me inspirou e trago estes e outros detalhes em meu livro”, comentou o escritor, que também é empresário do ramo de bares.

Segundo Tutti, o jovem Guto tinha certeza sobre o sucesso do bitcoin, afirmando que seria a moeda global do futuro. “Na última vez em que nos encontramos, ele disse que havia feito um grande ‘pé de meia’ em 2018 e que no próximo ciclo de alta iria se aposentar, porque ganharia bastante dinheiro. Particularmente, dedico esse livro também a Guto Schiavon que era conhecido, entre seus amigos, como ‘Bot-Humano’, dada sua capacidade de prever o mercado cripto e ser um dos pioneiros deste mercado no Brasil”, ressaltou.

Tutti Ramos é um entusiasta da tecnologia e tem profundo interesse pela história do dinheiro. Seu livro pode ser conferido pelo site www.editoraviseu.com. “Tenho uma paixão particular pela forma como a tecnologia impacta o sistema financeiro e a evolução do dinheiro ao longo dos séculos. Meu livro físico também é encontrado na Amazon”, concluiu.




71 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page