
J. POVO- MARÍLIA
Docentes da Unimar estão no ranking dos pesquisadores mais influentes do mundo

A Universidade de Marília (Unimar) possui dezenove docentes citados na lista dos 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo, que representa 2% dos cientistas mais citados em cada área científica. O levantamento realizado pela Universidade de Stanford em parceria com a Editora Elsevier BV, mostra quais são os pesquisadores que mais se destacam em suas categorias.
De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, o reconhecimento dos pesquisadores é motivo de muito orgulho. “A mantenedora da Unimar tem feito importantes investimentos na pesquisa, ciência, desenvolvimento e tecnologia do país e valorizar o corpo docente é um propósito da Instituição. Aproveito para parabenizar os professores Sandra, Daniel, Elen, Raul, Daniela, Patrícia, Adriano, Heron, Leila, Maricelma, Cláudia, Jefferson, Mariana, Lucas, Eduardo, Paulo, Caio, Carlos e Emerson. Estes professores nos representam”, destaca.
O estudo foi fundamentado nas citações da base de dados Scopus, que é uma banco de dados de resumos e citações de artigos para jornais e revistas acadêmicas. Uma característica desse ranking é que ele considera métricas com e sem autocitação, sendo possível identificar a citação do trabalho por outros pesquisadores, não apenas pelo próprio autor. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. Os percentis específicos de campo e subcampo também são fornecidos para todos os cientistas que publicaram pelo menos cinco artigos.
O estudo cita dezenove docentes da Unimar, são eles:
1 - Sandra Maria Barbalho
2 - Daniel de Bortoli Teixeira
3 - Elen Landgraf Guiguer
4 - Raul José Silva Girio
5 - Daniela Vieira Buchaim 6 - Patrícia Cincotto dos Santos Bueno
7 - Adriano Cressoni Araújo
8 - Heron Fernando de Sousa Gonzaga
9 - Leila Maria Guissoni Campos
10 - Maricelma Silva Souza
11 - Cláudia Rucco Penteado Detregiachi
12 - Jefferson Aparecido Dias
13 - Mariana Santiago
14 - Lucas Aparecido Gaion
15 - Eduardo Frederighi Baisi Chagas
16 - Paulo Cezar Novais
17 - Caio Saraiva Coneglian
18 - Carlos Francisco Bitencourt Jorge
19 - Emerson Ademir Borges de Oliveira
