Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Dom Tito, Arcebispo do Brasil, cumprirá agenda na Câmara e na Prefeitura de Marília


Dom Tito cumpre agenda neste dia 1º de junho com o presidente da Câmara, Marcos Rezende, e vereador Danilo Bigeschi, às 16h, e na sequência, fará visita ao prefeito Daniel Alonso; missas ocorrerão às 14h e 19h30


Acompanhado do padre Pedro Henrique, responsável pela Igreja Ortodoxa Nossa Senhora Desatadora dos Nós em Marília, o arcebispo do Brasil e núncio apostólico para a América Latina da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Dom Tito Paulo George Hanna, vai visitar o Legislativo de Marília nesta quarta-feira, dia 1º de junho, às 16h. Missas ocorrerão às 14h e 19h30, na rua Coronel Galdino de Almeida, nº 172, na região Central da cidade.

A autoridade religiosa será recepcionada na Sala da Presidência da Câmara, pelo presidente Marcos Rezende (PSD) e vereador Danilo Bigeschi (PSB). Na sequência, a agenda segue na Prefeitura de Marília, com o prefeito Daniel Alonso (PSDB).

De acordo com o padre Pedro Henrique, o arcebispo vem de Brasília para fazer uma visita pastoral em Assis, Marília e Londrina. “Em Assis, onde há a primeira comunidade de rito oriental e ortodoxa da região, teremos o lançamento das obras do Santuário de Santo Expedito, com capacidade para 600 pessoas. Aqui na região, as comunidades ortodoxas são recentes. Em Marília, o início das atividades foi em 2018 e, aos poucos, estamos começando as obras das igrejas”, explicou.

Marília também terá uma catedral ortodoxa e será na região Oeste, perto da Unimar (Universidade de Marília). “Hoje, a Igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós funciona na rua Coronel Galdino de Almeida, nº 172, no Centro de Marília. Quando construirmos nosso santuário aqui na cidade, será a primeira igreja pública do interior paulista dedicada à Nossa Senhora Desatadora dos Nós, uma santa ucraniana”, complementou o padre.

O presidente da Câmara, vereador Marcos Rezende, destacou que a data será especial e histórica para o município. “Quero agradecer a presença do Dom Tito, que virá ao interior de São Paulo para a inauguração da Pedra Fundamental da primeira igreja ortodoxa em nossa região. Vou acompanhar a missa em Marília e será uma honra recebê-lo na Câmara Municipal”, concluiu.

ARCEBISPO

Sua Eminência Mor Titos Paulo Tuza (nome de ordenação) nasceu em 1º de maio de 1961, em Musul (região de Nínive, onde esteve o profeta Jonas) no Iraque. Além de sua formação básica e secundária, cursou a Faculdade de Mecânica.

Após o Serviço Militar, ingressou no seminário e na Faculdade de Teologia de Santo Efrém, em Musul no Iraque, até 1993. Ao concluir, ficou ainda como professor de Sagrada Escritura e Liturgia nos anos 90.

Entre 1994 e 1999, foi enviado por Sua Santidade Moran Mor Inácio Zakka I Iwas para estudar na Faculdade de Teologia de Atenas, na Grécia. No dia 20 de junho de 1994 recebeu o véu monástico e foi ordenado diácono evangelista. Foi ordenado sacerdote em 1996 por Sua Santidade o Patriarca Inácio Zakka. Em 2000, foi condecorado com a Cruz Peitoral por Sua Santidade.



118 visualizações0 comentário