O cardiologista e médico do esporte, André Moro, que reside e tem consultório em Marília, integrou a equipe que fez exames (ultrassom, eletrocardiograma e outros), avaliações clínicas e testes físicos das atletas da equipe feminina de futebol do Palmeiras.
Os trabalhos de pré-temporada foram realizados no domingo (29) na Academia de Futebol do clube, na Barra Funda, em São Paulo.
No ano passado, o elenco feminino do Verdão conquistou a Libertadores da América e o Campeonato Paulista da categoria.
"O Palmeiras tem uma ótima estrutura. O foco nesse trabalho foi avaliar, principalmente, as condições cardiológicas das atletas", explicou Moro. "Vale lembrar que a principal causa de mortes em atividades físicas é o coração", observou.
E é titulado e reconhecido pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício. Um trabalho direcionado para proporcionar saúde e qualidade de vida na prática esportiva de pessoas de todas as idades, todos os tipos de treino, sejam doentes ou sadias, com o intuito de prevenir, tratar, reabilitar e melhorar a qualidade de vida delas.
O dr. André Moro atuou também nos trabalhos de avaliações de acompanhamento de atletas brasileiros de diversas categorias nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
ATUAÇÃO
A maioria das pessoas acha que o médico do esporte é aquele que trabalha somente no time de futebol na orientação de atletas, mas o nosso trabalho vai muito além disso.
Um clínico geral que orienta de que formas o exercício pode ajudar na vida das pessoas, sejam elas sedentárias, esportistas ou ainda que estejam em recuperação de alguma doença.
Em uma consulta, o médico do esporte avalia as queixas do paciente (caso existam), seus objetivos, seu histórico de atividade física, se já faz alguma dieta, se usa algum suplemento, questões sobre o sono, vacinação, alergias e problemas de saúde prévios também são avaliados.
O profissional gerencia o indivíduo como um todo na tentativa de atuar no seu objetivo, estimulando-o a ter uma rotina de hábitos saudáveis.
Comments