Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

ELEIÇÕES: Bolsonaro lidera disputa com 41% e Lula cai para 35%, aponta pesquisa


Pesquisa realizada pelo Instituto Futura Inteligência, contratada pelo Banco Modal, indica que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, lidera a disputa pelo Palácio do Planalto a 23 dias do primeiro turno.

Segundo o levantamento, divulgado nesta quinta-feira (8), o mandatário tem 41,8% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece com 35,7%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) vem na sequência, com 7,7%, acompanhado por Simone Tebet (MDB), com 5,4%. Na pesquisa anterior, realizada nos dias 24 e 25 de agosto, Bolsonaro tinha 40,1% e Lula, 36,9%.

Os resultados divergem dos apresentados em pesquisas eleitorais dos principais institutos do país. Embora outros levantamentos mostrem que está se reduzindo a diferença entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente tem aparecido em primeiro lugar nas intenções de voto nas pesquisas de Ipec, Ipespe, Quaest, MDA e Datafolha.

A pesquisa Modal/Futura desta quinta-feira indica empate técnico entre Bolsonaro e Lula em cenário espontâneo (quando os nomes dos candidatos não são lidos pelos entrevistadores). Neste caso, o atual presidente tem 41,2% das intenções de voto, contra 36,9% do adversário. A distância entre os dois estaria dentro do limite da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR02618/2022. O Futura Inteligência não abriu a pesquisa de forma segmentada.

BOLSONARO TEM O DOBRO NO PARANÁ

O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue com vantagem na corrida eleitoral à Presidência entre os eleitores do Paraná. É o que mostra a nova pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira, 6. Segundo o levantamento, entre a população do Estado, 48,6% dos entrevistados declaram voto ao mandatário, o que representa um diferença de 1,6 pontos percentuais na comparação com o resultado de junho, que ficou em 47%. Ao mesmo tempo, a pesquisa também aponta um recuo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) entre os paranaenses.

Em junho, o petista tinha 30% de apoio no Estado, ante 28% do mês de setembro. Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) passou de 5,7% para 6,5%. Entretanto, as oscilações dos três primeiros candidatos, ainda que para mais ou para menos, estão dentro da margem de erro do levantamento, que é de 2,7 pontos percentuais. Ou seja, na prática há uma estabilidade no cenário dos primeiros colocados. No entanto, com a candidato Simone Tebet(MDB), o crescimento foi acima da margem de erro, passando de 1,3% de intenções de votos para 4,3%. Outros candidatos testados no cenário estimulado não chegaram a 1%. Brancos e nulos representam 5,8% dos eleitores e indecisos 5,5%. A pesquisa do Instituto Paraná foi realizada entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro, em 62 municípios do Estado. Ao todo, foram ouvidos 1.410 eleitores e a margem de erro é de 2,7 pontos percentuais.



127 visualizações0 comentário