Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Em ano marcado por desafios, Marília comemora conquistas nas parcerias com a Replan

Atualizado: 11 de mar.


Mais um ano chegando ao fim. Um ano cheio de desafios, mas também com muitas conquistas. Na área de desenvolvimento, Marília, felizmente, tem muito a comemorar.

Isso graças às parcerias do Município com a Replan, Obras e Saneamento, uma empresa genuinamente mariliense com mais de 30 anos de tradição e bons serviços.

ETE do Pombo, na Zona Oeste de Marília

ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Construídas pela Replan, estão em pleno funcionamento três grandes Estações de Tratamento de Esgoto, sendo a ETE do Pombo, na Zona Oeste de Marília, a ETE do Barbosa, na Zona Sul da cidade e a ETE do Palmital, que ocupa uma área de 157 mil m² na Zona Leste da cidade, ao lado do Distrito de Dirceu.

Obras que marcam o índice histórico de 100% do esgoto tratado em Marília e um avanço de muitas décadas em desenvolvimento com sustentabilidade e importantes reflexos no meio ambiente, garantindo em médio prazo a recuperação e preservação de muitas nascentes e mananciais de água em nossa cidade.

ETE do Palmital, na Zona Norte de Marília

A operação e conclusão das Estações de Tratamento de Esgoto também salvam o Rio do Peixe, que ainda abastece boa parte da população de Marília. Milhões de litros de esgoto in natura que eram despejados todos os dias nas águas do referido Rio, passam a receber tratamento antes de seguirem esse curso, gerando consequentemente menores custos de tratamento de água e o precioso líquido com melhor qualidade nas torneiras em Marília.

ETE do Barbosa, na Zona Sul de Marília


Acionamento de painéis

SISTEMA COM MODERNIZAÇÃO E TECNOLOGIA

O sistema de tratamento implantado pela Replan em Marília é considerado um dos mais eficazes em ternos de tecnologia, economia e funcionalidade usando o processo de ar difuso para manter “uma grande maternidade de bactérias que vão "comer o esgoto” e fazer o tratamento. O grau de pureza neste sistema passa dos 90%.

NOVA E MODERNA AVENIDA NA ZONA OESTE

Mais um tabu de décadas foi quebrado este ano com parceria, trabalho e determinação da Replan. A duplicação e pavimentação asfáltica da Avenida José da Silva Nogueira Júnior, no Bairro Mirante, Zona Oeste de Marília (Estrada do Pombo).

A nova e moderna Avenida, agora, é uma das principais rotas de acesso aos Bairros Vila Maria, Vila dos Comerciários, Jardim Firenze e outros, além de propriedades rurais e novos conjuntos habitacionais que estão surgindo com a revitalização daquela região da cidade.

A Avenida, que existia apenas no nome, era estreita e sempre em péssimas condições, com depósitos de lixo e entulhos em vários pontos, além de matagais e escuridão. Resumindo: antigo cenário de abandono.

Esta triste realidade começou a mudar desde que Daniel Alonso assumiu a Prefeitura, com o início do projeto de duplicação, revitalização e pavimentação da Avenida. Já foram executados serviços de 10.750 metros de acertos de calçadas e mais 6.450 metros de passeio público em concreto, que servem como pistas de cooper e caminhadas para a população. Construção de canteiros centrais que receberão em breve um moderno sistema de iluminação de LED.

O trânsito já está liberado nos quase mil metros de extensão em cada via, com faixa para ciclistas. Foram mais de 26 mil metros quadrados de asfalto, construção de cerca de dois mil metros lineares de guias, sarjetas e galerias pluviais, além da construção de dezenas de bocas-de-lobos simples e duplas.

Desafio vencido com a conclusão de uma magnífica obra que resulta em novo paisagismo, urbanização, valorização, segurança e concretização do projeto de interligação de diversos bairros na Zona Oeste de Marília na atual gestão.

Prefeito Daniel Alonso, a primeira-dama Selma Regina, o diretor-proprietário da Replan Saneamento, Reinaldo Pavarini e profissionais acompanham o projeto da nova Avenida













49 visualizações0 comentário