- Por Adilson de Lucca
Em meio à rixa de vereadores, Projeto que torna Marília Cidade Amiga de Jerusalém será votado hoje

A Câmara de Marília vota nesta segunda-feira (13), um Projeto de Lei que torna Marília Cidade Amiga de Jerusalém. O Projeto, de autoria do presidente da Casa, Eduardo Nascimento (PSDB), tem como principais objetivos o incentivo ao turismo, bem como a facilitação do comércio de bens e serviços e a promoção de intercâmbio profissional e estudantil, visando desenvolvimento mútuo.
A celebração de acordos e a realização de programas de ação
"O reconhecimento de Jerusalém é positivo para Marília e consequentemente atingirá várias cidades do nosso país... Por um lado, esse reconhecimento criara condições para restabelecer o turismo e a pesquisa e, acima de tudo, a cultura e a história enraizada pela tradição de um povo milenar que tem em seu histórico resistência de lutas por de um povo obstinado", cita o projeto.
A iniciativa do intercâmbio partiu do empresário e CEO do Grupo Hadassa, Jean Patrick Garcia, o Garcia do Povo, que mantém estreito relacionamento com o governo e parlamento israelenses, além da Hadassa Viagens, uma das maiores agências do Brasil no turismo religioso, de lazer e negócios do Brasil na rota com países do Oriente Médio.
OS CONVIDADOS
Para o presidente da Câmara, Eduardo Nascimento, a viagem poderá proporcionar soluções práticas para as duas cidades.
"Mais do que estabelecer este pacto de intercâmbio de experiências, iremos conhecer a cultura israelense e divulgar nossa cultura a eles. As soluções para problemas das cidades podem ser igualmente oferecidas, dentro desse aspecto que engloba o selo de cidade amiga. Este é um passo importante para Marília e que está sendo possível, graças à intervenção e a amizade do empresário Garcia Baleche com o prefeito de Jerusalém", explicou Nascimento.
Para a vereadora, Vânia Ramos, além dos fatores religiosos e políticos, a troca de informações culturais poderá trazer "bons frutos" para Marília.
"Recebemos o convite do CEO da Hadassa, o senhor Garcia com muita felicidade. Não só pelo aspecto religioso e político da viagem, mas também, pelo fator cultural que trará mais experiências até para o setor turístico das duas cidades. Esse intercâmbio de soluções, estabelecido pelo selo de cidade amiga, irá abrir um leque de opções e soluções que deverão produzir bons frutos para Jerusalém e Marília", afirmou Vânia Ramos.
Garcia do Povo disse que também convidou Marcos Rezende para a viagem a Jerusalém, mas o vereador disse que não poderia por compromissos de ordem pessoal.

Empresário Garcia do Povo com o prefeito Daniel Alonso
MAIS OPORTUNIDADES, DIZ O PREFEITO
O prefeito Daniel Alonso disse que o Projeto que torna Marília Cidade Amiga de Jerusalém é muito importante para o município. "Esse relacionamento internacional, a exemplo do que já foi efetivado com o Japão, aumenta ainda mais as oportunidades para Marília. Sem sombra de dúvidas, traz mais conhecimentos e investimentos tecnológicos e em outras áreas de atuação".
Alonso parabenizou ao empresário Garcia do Povo pela iniciativa. "O intercâmbio poderá trazer o que há de melhor de lá para cá e daqui para lá. Bastante positiva esta parceria".

PROJETOS SEMELHANTES E RIXA ENTRE VEREADORES
Em setembro do ano passado, o vereador Marcos Rezende protocolou um Projeto de Lei na Câmara Municipal, declarando Marília Cidade Irmã de Jerusalém, capital de Israel. O referido Projeto de Lei ficou parado no Legislativo, sem entrar na pauta.
O FATOR PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
Em dezembro, o vereador Eduardo Nascimento (PSDB) foi eleito presidente da Câmara, sucedendo Marcos Rezende (PSD). As relações entre eles, que já não era das melhores desde que Rezende derrotou Nascimento em eleição para o mesmo cargo, em janeiro de 2021, azedou de vez.
Nas primeiras sessões camarárias deste ano, os dois parlamentares já protagonizaram as maiores trocas de farpas e acusações em plenário.
Voltando ao Projeto de Lei foco desta matéria: no dia 14 de fevereiro, em reunião na Câmara, o empresário Garcia convidou, oficialmente, Nascimento e a vereadora Vânia Ramos (Republicanos) para uma viagem a Israel e entrega do certificado de Marília Cidade Amiga de Jerusalém em mãos ao prefeito daquela capital, Moshe Lion. A viagem está marcada para este mês.

Empresário Garcia do Povo com os vereadores Eduardo Nascimento e Vânia Ramos
PEDIDO DE VISTAS
Em meio a reunião entre Garcia com Nascimento e Vânia, o Projeto de Lei do vereador Marcos Rezende entrou na pauta.
Foi pautado por Nascimento para a sessão camarária do dia 23 passado. Após a aprovação do mesmo, dada como certa, seria confeccionado o certificado oficial de Marília Cidade Irmã de Jerusalém, conforme emenda nesse sentido apresentada pela vereadora Vânia Ramos (Republicanos).
Mas, para surpresa de todos, na sessão do dia 23, Rezende pediu vistas (adiamento) do Projeto de Lei Substitutivo por 20 dias. O prazo vence na próxima quarta-feira (15).
Isso acabou atrapalhando os planos da viagem de Nascimento e Vânia para Israel, uma vez que seria necessária a aprovação do referido projeto para confecção do certificado.
No último dia (1°), Nascimento protocolou um outro Projeto de Lei com o teor semelhante ao de Rezende, declarando Marília Cidade Amiga de Jerusalém. Ou seja, ao invés de irmã, vira amiga.
Caso o Projeto de Lei seja aprovado hoje, permitirá confecção do certificado oficial e vai carimbar o passaporte de Nascimento e Vânia para Israel, acompanhados do empresário Garcia, que bancará as despesas da viagem. A viagem está prevista para o próximo domingo (19).
Quanto ao Projeto de Lei de Rezende, a decisão, após o fim do prazo de pedido de vistas, caberá a a Nascimento. Pelo andar da carruagem, o autor ficará no muro das lamentações.
RECADO DO EMPRESÁRIO
O empresário Jean Garcia encaminhou uma mensagem ao JORNAL DO POVO se manifestando sobre o novo Projeto de Lei que será votado na sessão de hoje. "Parabéns ao vereador Eduardo Nascimento! Isso mostra que existem vereadores que pensam no bem comum e não nos seus próprios interesses.
Estamos contigo vereador e todos que fazem o bem sem olhar a quem. Obrigado! Lembraremos católicos e evangélicos daqueles que trabalharam contra o povo cristão. Abraços! Ass: Garcia do Povo".

AVANÇADAS TECNOLOGIAS
A Hadassa Viagens é a agência oficial do 1° Fórum de Prefeitos Brasil/Israel é um evento de negócios internacional que dará aos gestores públicos e assessores a oportunidade de conhecerem e terem acesso direto às avançadas tecnologias israelenses que transformam problemas em soluções racionais.
A tecnologia israelense é uma das mais avançadas e respeitadas do mundo, principalmente quando se trata de inovação, agricultura e cibersegurança.
No âmbito dos municípios, são tecnologias de ponta para setores de segurança pública, educação, obras, agricultura, saúde, mobilidade, trânsito e outros. Os campos de Ciência e Tecnologia em Israel estão entre os mais desenvolvidos do mundo
Mais de 300 cidades brasileiras estarão no acordo internacional de cooperação técnica, intercâmbio cultural e transferência de tecnologias.
As cidades de São Paulo e Marília estão entre as primeiras do tratado internacional de Cidade Amiga de Jerusalém.
As cidades que participarem do 1° Fórum de Prefeitos Brasil/Israel", receberão o título oficial de Cidades Irmãs de Jerusalém, estabelecendo laços de cooperação.

Garcia com o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu
"Já temos mais de 120 prefeituras inscritas para esse Fórum e serão formados vários grupos, com roteiros e visitas oficiais a Jerusalém. A Hadassa colocará os prefeitos e gestores públicos frente à frente com autoridades, empreendedores e fomentadores de negócios israelenses, promovendo parcerias e formalização de contratos num ambiente de desenvolvimento e inovação plenamente adequados às necessidades dos municípios brasileiros", explicou Jean Patrick Garcia.
Ele observou que um dos segmentos mais fortes da economia brasileira é o agronegócio. "Os prefeitos e gestores que têm projetos nessa área, terão acesso em Israel a programas que são referência de desenvolvimento de sistemas que usam inteligência artificial para detecção de doenças na lavoura, agricultura de precisão, sistemas de irrigação, fertilizantes e pesticidas baseados em plantas, por exemplo".
Destacou, além da Agrotecnologia, o setor de Piscicultura, Telecomunicações e TI, Produtos e Tecnologias de Segurança, Equipamentos Médicos, Energia Fotovoltaica e outras áreas.
"As relações políticas entre Brasil e Israel vêm se fortalecendo com uma série de visitas ministeriais e comerciais de ambos os lados. E nesse contexto, os municípios brasileiros que buscarem parcerias e oportunidades terão maiores chances de desenvolvimento tecnológico em prol de suas comunidades", afirmou Garcia.
CONVITE OFICIAL
O prefeito de Jerusalém, Moshe Lion, gravou um vídeo especial convidando prefeitos brasileiros para o evento. "A cidade de Jerusalém está te esperando para te receber e estamos animados para este grande evento. Estou ansioso para conhecer todos vocês durante sua estadia em Jerusalém, Shalom (paz) e tudo de melhor", diz o prefeito da capital israelense.

