Os acadêmicos do curso de Nutrição da Universidade de Marília (Unimar) desenvolveram projetos de empresas inovadoras em uma das seis áreas de atuação do profissional nutricionista. A atividade, desenvolvida em parceria com o Sebrae, na disciplina de projetos, teve como objetivo preparar o futuro profissional para o empreendedorismo.
De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Unimar, Mara Silvia Foratto Marconato, a atividade busca além de preparar o acadêmico para as questões do empreendedorismo, ampliar os conhecimentos sobre a profissão. “A proposta é fazer com que os alunos pesquisem e montem seus projetos, de acordo com as seis diferentes áreas de atuação do profissional nutricionista, sendo um negócio próprio e com atitude inovadora, algo que abre novas ideias para atuação em áreas que não são tão comuns para os profissionais”, explica.
Ainda segundo a coordenadora, a proposta foi muito bem aceita pelos alunos. “Eles tiveram orientações semanais e com o apoio do Sebrae, que ajudou muito na expansão dos horizontes para as novas atuações, desenvolveram seus projetos com maestria, como apresentados à banca avaliadora, mostrando que foram atrás e desenvolveram projetos bem abrangentes”, destaca.
A atividade de empreendedorismo foi desenvolvida na disciplina de Projetos, com a orientação da docente Camila Maria Arruda. Segundo ela, foi perceptível o avanço dos grupos ao longo dos meses. ”Os alunos evoluíram bastante e criaram projetos inovadores. Eles foram divididos em seis grupos, de acordo com cada área de atuação profissional, e ao longo do semestre desenvolveram os projetos, encerrando a atividade de forma surpreendente. O desempenho foi muito bom e mostrou que eles foram atrás, pesquisaram e aprenderam bastante, sendo assim, mais uma forma do curso de prepará-los para o mercado de trabalho”, ressalta.
O Sebrae também fez parte da atividade. No início do semestre, o analista de negócios, José Madeira Neto, participou de uma palestra de orientação aos acadêmicos sobre a abertura de negócios. A partir deste contato, os alunos desenvolveram as empresas. Para ele, foi uma honra a parceria. “Em nosso primeiro encontro, viemos com uma abordagem e a proposta de passar um pouquinho sobre uma ferramenta de planejamento, que é o modelo de negócios e suas etapas, como começar a validar uma ideia de negócio e, agora, estamos aqui para ver como foi desenvolvido, porque, como sempre falo, o empreendedorismo é importante para todas as pessoas, independente se ela quer abrir um negócio ou não”, conta.
A acadêmica do oitavo termo do curso de Nutrição, Elen Dias Martins, integrou o grupo que desenvolveu empresa para o setor esportivo, tendo como cliente o Marília Atlético Clube (MAC). Ela conta como foi importante para seu processo de aprendizagem a disciplina. “Foi muito legal participar, porque nos deu o conhecimento do negócio, principalmente se decidirmos seguir por uma área que necessite abrir uma empresa. Confesso que não tinha nenhum conhecimento no assunto e agora, temos mais este aprendizado para nosso futuro profissional”, diz.
Komentarze