top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Empreendedorismo é tema de atividade desenvolvida pelos acadêmicos do curso de Nutrição da Unimar


Os acadêmicos do curso de Nutrição da Universidade de Marília (Unimar) desenvolveram projetos de empresas inovadoras em uma das seis áreas de atuação do profissional nutricionista. A atividade, desenvolvida em parceria com o Sebrae, na disciplina de projetos, teve como objetivo preparar o futuro profissional para o empreendedorismo.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Unimar, Mara Silvia Foratto Marconato, a atividade busca além de preparar o acadêmico para as questões do empreendedorismo, ampliar os conhecimentos sobre a profissão. “A proposta é fazer com que os alunos pesquisem e montem seus projetos, de acordo com as seis diferentes áreas de atuação do profissional nutricionista, sendo um negócio próprio e com atitude inovadora, algo que abre novas ideias para atuação em áreas que não são tão comuns para os profissionais”, explica.

Ainda segundo a coordenadora, a proposta foi muito bem aceita pelos alunos. “Eles tiveram orientações semanais e com o apoio do Sebrae, que ajudou muito na expansão dos horizontes para as novas atuações, desenvolveram seus projetos com maestria, como apresentados à banca avaliadora, mostrando que foram atrás e desenvolveram projetos bem abrangentes”, destaca.

A atividade de empreendedorismo foi desenvolvida na disciplina de Projetos, com a orientação da docente Camila Maria Arruda. Segundo ela, foi perceptível o avanço dos grupos ao longo dos meses. ”Os alunos evoluíram bastante e criaram projetos inovadores. Eles foram divididos em seis grupos, de acordo com cada área de atuação profissional, e ao longo do semestre desenvolveram os projetos, encerrando a atividade de forma surpreendente. O desempenho foi muito bom e mostrou que eles foram atrás, pesquisaram e aprenderam bastante, sendo assim, mais uma forma do curso de prepará-los para o mercado de trabalho”, ressalta.

O Sebrae também fez parte da atividade. No início do semestre, o analista de negócios, José Madeira Neto, participou de uma palestra de orientação aos acadêmicos sobre a abertura de negócios. A partir deste contato, os alunos desenvolveram as empresas. Para ele, foi uma honra a parceria. “Em nosso primeiro encontro, viemos com uma abordagem e a proposta de passar um pouquinho sobre uma ferramenta de planejamento, que é o modelo de negócios e suas etapas, como começar a validar uma ideia de negócio e, agora, estamos aqui para ver como foi desenvolvido, porque, como sempre falo, o empreendedorismo é importante para todas as pessoas, independente se ela quer abrir um negócio ou não”, conta.

A acadêmica do oitavo termo do curso de Nutrição, Elen Dias Martins, integrou o grupo que desenvolveu empresa para o setor esportivo, tendo como cliente o Marília Atlético Clube (MAC). Ela conta como foi importante para seu processo de aprendizagem a disciplina. “Foi muito legal participar, porque nos deu o conhecimento do negócio, principalmente se decidirmos seguir por uma área que necessite abrir uma empresa. Confesso que não tinha nenhum conhecimento no assunto e agora, temos mais este aprendizado para nosso futuro profissional”, diz.


26 visualizações0 comentário
bottom of page