top of page

ENSINO DE QUALIDADE: Deputada Dani Alonso busca mais unidades de escolas cívico-militares junto ao governador Tarcísio de Freitas

  • Foto do escritor:  J. POVO- MARÍLIA
    J. POVO- MARÍLIA
  • há 24 minutos
  • 1 min de leitura

Deputada Dani Alonso e o deputado federal Capitão Augusto com o governador Tarcísio de Freitas

A deputada estadual Dani Alonso (PL), articula junto ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a implantação de mais escolas cívico-militares. Para Marília, ela conseguiu esse modelo na Escola Estadual Benito Martinelli, no Jardim Santa Antonieta, zona norte da cidade.

Dani Alonso e o deputado federal Capitão Augusto (PL) defendem esse modelo como solução para melhorar a disciplina, o rendimento e o ambiente escolar nas escolas estaduais.

As escolas cívico-militares atendem alunos com perfis semelhantes aos da rede pública regular, em condições socioeconômicas variadas e não tem um processo seletivo rigoroso, o que traz desafios semelhantes aos enfrentados pelo ensino regular.

Pesquisa realizada pelo MEC mostrou que onde foi implantado esse modelo implementação do programa, houve:    

  • Redução de 82% na violência física dentro das escolas;

  • Diminuição de 75% na violência verbal;

  • Redução de 82% na violência patrimonial;

  • Queda de quase 80% na evasão e abandono escolar.

Além disso, 85% da comunidade escolar avaliou positivamente o ambiente escolar após a mudança para o modelo cívico-militar. Esses números refletem um impacto positivo em aspectos relacionados à disciplina e segurança escolar, mas não fornecem dados sobre a melhoria no desempenho acadêmico.

"A maioria absoluta da população aprova o modelo de escolas cívico-militares, principalmente pelos resultados altamente positivos. Por isso, seguimos trabalhando com o governador Tarcísio de Freitas por mais unidades nesse formato, com proposta pedagógica, não ideológica. O foco é em disciplina, presença e valorização do ensino público”.


 
 
 
bottom of page