top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Escola do Bairro Castelo Branco recebe o projeto Crianças Salvam Corações


Equipes do HBU e Unimar vão até a escola estadual Antônio de Baptista,

no Castelo Branco, divulgar ações de primeiros socorros


Alunos da Escola Estadual Professor Antônio de Baptista, localizada no bairro Castelo Branco, Zona Norte de Marília, tiveram uma aula diferente. Grupo recebeu a visita de integrantes do projeto Crianças Salvam Corações, da Unimar (Universidade de Marília) e HBU (Hospital Beneficente Unimar). Estudantes assistiram vídeos e participaram de atividades práticas em primeiros socorros em situações de engasgo, reconhecimento de parada cardíaca, acionamento do sistema de emergência e iniciar as massagens cardíacas.

Diretor de qualidade do HBU e coordenador do projeto, médico Uri Flato, explica que a proposta é ensinar as crianças, que muitas vezes são as primeiras testemunhas de uma situação de emergência com os familiares e podem fazer a diferença como por exemplo acionando o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

“Essa é a primeira escola pública estadual que realizamos o projeto, por indicação de um dos nossos integrantes, o Thiago Cambaúva, que é ex-aluno do colégio Batista ”, destacou doutor Uri.

Segundo o coordenador, o projeto já tem agenda programada para Vera Cruz, Garça e Pompeia. “Em algumas destas cidades a visita vai ser em escolas públicas, enquanto em outras vai ser em unidades particulares”, relatou.

A ideia do projeto é disseminar os primeiros socorros para o maior número possível de crianças e adolescentes. “Depois de fazer esse treinamento, as escolas passam a contar com multiplicadores, que vão perpetuar a cadeia de treinamento para os demais alunos”, apontou.

DE VOLTA À ESCOLA

Thiago Cambaúva, que indicou a escola estadual Professor Antônio de Baptista para receber o projeto, destacou a alegria de retornar ao colégio onde estudou. “E fico ainda mais feliz, por retornar retribuindo o que recebi no período que estudei aqui, trazendo algo de bom que vai ajudar toda comunidade”, ressaltou.

Segundo Cambaúva, foi emocionante reencontrar professores, andar pelo ambiente da escola, que está um pouco mudado, mas ainda lhe trouxe boas recordações. “Foi uma satisfação e uma alegria muito grande poder retornar. Passei bons momentos da minha formação nessa escola e estar aqui novamente é gratificante”, finalizou.

INICIATIVA

A diretora da escola Professor Antônio de Baptista, Ana Cláudia Abdala dos Reis Brandt, ressaltou a importância do projeto, que foi apresentado pelo ex-aluno Thiago Cambaúva. “Ficamos muito felizes ao saber que somos a primeira escola estadual de Marília a receber o projeto Crianças Salvam Corações”, ressaltou.

Para Ana Cláudia, é um projeto que mostra uma voluntariedade muito grande. “E vai partir dos alunos essa voluntariedade e a solidariedade humana, as quais estamos sedentos nos dias de hoje”, apontou.




46 visualizações0 comentário
bottom of page