ESPORTE E INCLUSÃO: AMEI agradece recursos destinados por Dani Alonso e Capitão Augusto
- J. POVO- MARÍLIA

- 17 de set.
- 2 min de leitura

Meeting Natação AMEI 2025 só foi possível com apoio dos parlamentares que já destinaram R$ 150 mil para a entidade; 400 atletas da região se reuniram na sede da entidade que promove qualidade de vida e inclusão pelo esporte para pessoas
com deficiência
Recursos conquistados pela deputada estadual Dani Alonso (PL) e pelo deputado federal Capitão Augusto (PL) possibilitaram a realização, neste sábado (13), de um verdadeiro festival de natação pela Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (AMEI). Eles destinaram R$ 150 mil entre 2024 e 2025 à entidade, que já atendeu milhares de pessoas com deficiência em mais de 20 anos.
O “Meeting Natação AMEI 2025” contou com inscrições de 13 equipes com mais de 400 participantes de toda a região e reuniu um público com cerca de 1,5 mil espectadores. “Ficamos muito satisfeitos em contribuir com a inclusão social por meio do esporte. A AMEI é motivo de muito orgulho para Marília, pois transforma a vida dos atendidos e forma atletas olímpicos”, afirmaram os deputados.

Luíza da Silva tem nove anos, faz natação na AMEI há dois anos, e ganhou medalha por participar das provas. A garota precisa de cadeira de rodas porque tem mielomeningocele e hidrocefalia. “Está sendo ótimo”, afirmou o pai dela, Caio da Silva, sobre a participação da filha no evento viabilizado pelos deputados. “Para ela é muito gratificante, pois a vida já é tão difícil”.
Alexandra Pereira, cuidadora de Francine Scaramucci - que tem deficiência intelectual e também é atendida pela AMEI - se emocionou ao falar da oportunidade de inclusão. “Ela faz natação, hidroginástica e fisioterapia e eu acompanho ela”, contou a cuidadora, que agradeceu aos parlamentares. “Estão de parabéns, a gente fica muito feliz pela participação e ajuda”.
A AMEI tem matriculadas mais de 500 pessoas com deficiência, de bebês a idosos, e também oferece aulas de atletismo, futsal, vôlei, basquete, tênis de mesa e badminton. Ali também treinam atletas de alto rendimento, como os participantes dos Jogos Paralímpicos Daniel Tavares Martins, Alana Maldonado e Rebeca de Souza Silva.

O presidente da instituição, João Marcato, ressaltou a importância da parceria firmada por Dani Alonso e Capitão Augusto com a AMEI. “Estamos cansados de políticos que falam e não fazem. A Dani e o Capitão prometeram e entregaram. Eles são muito humanos e entendem a necessidade do nosso trabalho”.
A entidade conta com um centro paralímpico cujas atividades vêm sendo realizadas com o apoio dos deputados, como destaca o gestor da AMEI, Levi Carrion. “O que vimos neste sábado é o esporte na essência, todos os tipos de pessoas, com deficiência, sem deficiência, de vários poderes aquisitivos juntos, comemorando a vida neste ambiente de extrema gratidão”.











Comentários