Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Exército começa a movimentação "Exercício Tormenta", com estado de prontidão, na região de Marília


A 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada realiza, em Lins (70 quilômetros de Marília), de hoje (21) até quinta-feira (24), o Exercício Tormenta, primeiro exercício de apoio à Defesa Civil. O objetivo do treinamento é manter o estado de prontidão das tropas da Brigada Anhanguera em operações de apoio à Defesa Civil, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis.

A Área de Operações será a cidade de Lins. A edição atual do Exercício Tormenta conta com cerca de 245 militares oriundos de 7 unidades do Exército que participarão das operações e estarão nas ruas dessas cidades para fins de treinamento.

O Exercício Tormenta é um adestramento previsto para o ano corrente e a realização do treinamento não está vinculada a nenhum contexto de emprego real e recente das Forças Armadas.

Estão envolvidos no exercício, além do Comando da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada (11ª Bda Inf Mec), as tropas 37º Batalhão de Infantaria Mecanizada (37º BI Mec) – Batalhão General Silvino Castor da Nóbrega, 2º Batalhão Logístico (2º B Log) – Batalhão Cidade de Campinas, 11ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (11ª Cia E Cmb Mec) – Companhia Barão de Pindamonhagaba, 2ª Companhia de Comunicações Mecanizada (2ªCia Com Mec), Companhia de Comando da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Cia C/11ª Bda Inf Mec) e 11º Pelotão de Polícia do Exército (11º Pel PE).

O exercício envolverá diversas atividades de Apoio a Defesa Civil, dentre as quais se destacam estabelecer alojamentos para desabrigados, realizar distribuição de alimentos e vestuários, cadastramento de pessoal atingido por calamidades, realizar balizamento e segurança, estabelecimento de contingências em explosões e incêndios.

Está prevista Ação Cívico-Social na cidade de Lins, com exposição de material militar e realização de atividades diversas. A presença das tropas não afetará a rotina das localidades onde ocorrerá o Exercício. A 11ª Bda Inf Mec é uma Brigada de Infantaria Mecanizada que possui vocação expedicionária e elevada capacidade operacional para emprego em situações de Guerra e Não-Guerra, no País e no exterior, que possui uma tropa adestrada e um centro de referência, no âmbito do Exército, em Operações Urbanas, podendo, inclusive atuar em ações subsidiárias no apoio a defesa civil.





638 visualizações0 comentário