top of page
Buscar
Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Faustão já realizou o transplante de coração. Segue a fila com centenas aguardando a mesma cirurgia


Centenas de pacientes que aguardam cirurgia de transplante de coração podem esperar (caso sobrevivam) até dois anos na fila. Mas, no caso do milionário apresentador Fausto Silva, o Faustão, esse processo durou pouco mais de uma semana após ele entrar na fila de transplantes de coração. Ele estava internado há 22 dias no renomado hospital particular Albert Einstein.

De acordo com o hospital, a cirurgia aconteceu no início da tarde deste domingo e durou cerca de 2h30. O doador morava no Litoral Paulista e o órgão foi transportado de helicóptero para São Paulo. "O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição", cirtou boletim médico na noite de ontem.

O Ministério da Saúde informou em nota que “neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde - o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento".

FILA NO ESTADO

Segundo os dados da Associação Brasileira de Transplantes de órgãos (ABTO), até março de 2023 o Estado de São Paulo registrava 20.288 pessoas na fila de espera por um transplante de órgão. Pelo menos 184 pessoas esperavam por um transplante de coração. Ainda de acordo com os dados, mais de 300 crianças estavam à espera de um transplante, sendo 28 delas de coração. Os números da Associação também apontam São Paulo realizou 25 transplantes de coração no 1º trimestre do ano, entre janeiro e março. O índice significa queda em relação aos 31 transplantes de coração realizados no mesmo período do ano passado.

Faustão ocupava o segundo lugar na fila de espera por um coração, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, porque o caso dele era considerado grave.






141 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page