Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Ferramenta FREEBIRD é oferecida gratuitamente para potencializar a Indústria Criativa


A Sala 33 disponibiliza gratuitamente o FREEBIRD, uma ferramenta Open Source para fomentar empresas, ecossistemas, organizações e associações da Indústria Criativa. Cada usuário tem liberdade para executar, acessar, modificar e desenvolver o código fonte para ser implementado em ecossistemas criativos

O FREEBIRD é composto de sete features de origem: página de portfólio, busca refinada através de geolocalização, martktplace organizado por categorias e setores, chat, automatização de contratos, escritório virtual com notificações e informações sobre atividades para comunidades e a avaliação das oportunidades oferecidas.

A proposta do software livre é potencializar a organização de comunidades, auxiliando no gerenciamento de atividades, com foco na transparência e eficiência. A ferramenta segue as diretrizes da Sala 33, com o lema de “Gratuito para sempre e livre para voar”.

É proibida a comercialização do código criado.  O projeto nasceu em 2019 e foi financiado com recursos do ProAC (Programa de Incentivo à Cultura) da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa, pertencente ao governo do estado de São Paulo.

As linguagens de programação utilizadas na construção do FREEBIRD foram asp net core pro back end e blazor no front end. A implantação é feita com o Docker e a database é PostgreSQL.

Contando com a liberdade e autonomia total, cada ecossistema interessado poderá escolher as features a partir das necessidades, filtrando e optando pela tecnologia que realmente é essencial.  

Para implementar o FREEBIRD, basta acessar o site www.sala33.com.br/projetos/freebird. Lá é possível encontrar todas as informações sobre a ferramenta tecnológica e os processos de implementação, assim como código livre disponibilizado para download.




40 visualizações0 comentário