top of page
Buscar
Por Adilson de Lucca

Governador anuncia volta de trens em Marília. "Sem rebaixamento dos trilhos, inviável", diz prefeito


O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), afirmou nesta sexta-feira (17) que irá reativar o ramal ferroviária do Oeste Paulista, ou seja, a volta da circulação de trens no ramal entre Panorama e Bauru, passando por Marília. A declaração foi feita durante visita oficial a Dracena.

O trecho deve ser recuperado e retomado para o transporte de cargas. “O trem vai voltar a circular, gente vai ver. Tem carga aqui para usarmos na ferrovia e vamos ter a recuperação do ramal de Panorama a Bauru. E mais recuperações de ferrovias virão”, garantiu o governador. Um dos objetivos da retomada da malha ferroviária é reduzir o valor do frete de produtos destinados ao Oeste Paulista. “Vamos trazer os trens de carga agora aqui para o oeste para trazer nossa carga, para baratear o frete. Nós vamos recuperar as ferrovias e essa ferrovia aqui vai ser recuperada. Vamos ver o ramal de Panorama a Bauru sendo recuperado, atendendo toda região”, declarou o governador. Ainda durante o discurso, Tarcísio disse que em breve publicará o edital que prevê a implantação do primeiro trem de passageiros de média velocidade do Brasil, que irá conectar Campinas a São Paulo.

Reunião sobre possível volta dos trens em Marília, em abril do ano passado

"SEM REBAIXAMENTO DOS TRILHOS, INVIÁVEL A VOLTA DOS TRENS", DIZ O PREFEITO

Durante encontro para tratar da eventual volta dos trens no ramal Bauru a Panorama, passando por Marília, no ano passado, o prefeito Daniel Alonso (PL) disse que "por baixo, por cima, sei lá! Sem o rebaixamento dos trilhos, inviável. Inimaginável comboios de cem, duzentos vagões atravessando a cidade", comentou o prefeito. O evento foi realizado com autoridades do setor no gabinete da Prefeitura.

Esteve presente no evento Luiz Alberto Fioravante, do Grupo de Trabalho de Ferrovias do Estado de São Paulo. Ele apresentou um monte de propostas fantasiosas de ano eleitoral sobre possível retorno dos trens.

Coisas de ano eleitoral. Discutiu-se inclusive a implantação de uma linha de VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) ligando os Distritos de Lácio a Padre Nóbrega. Alonso concordou com a ideia. "Sonho romântico, muito romântico".

A ferrovia que "corta" Marília segue abandonada, tomada por matagal e no perímetro central (junto à desativada Estação) ocupada pelo novo "camelódromo".

O próprio prefeito resumiu: "se a Rumo (concessionária das ferrovias) capinar o mato às margens da ferrovia já está muito bom".

O transporte de passageiros por trens foi desativado no início dos anos 2000 e o último trem de cargas que passou por Marília (concessionária ALL - América Latina Logística) foi em 2008, procedente de Tupã, levando toneladas de açúcar para o Porto de Santos




784 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page