J. POVO- MARÍLIA
H.C apela para doações de sangue no Hemocentro, após retomada de cirurgias eletivas

O Hemocentro Regional de Marília está com os estoques de sangue baixíssimos. A unidade atende uma população superior a dois milhões de habitantes distribuídos em 110 municípios, a partir de Marília.
Por isso, é importante se conscientizar sobre a importância da solidariedade neste momento que vivenciamos. As doações de sangue também são necessárias em função da retomada das cirurgias eletivas no Hospital das Clínicas de Marília.
Quem pode doar sangue?
Todos os que estiverem em boas condições de saúde!
Os doadores devem pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Os jovens menores de idade (16 e 17 anos) devem estar acompanhados dos pais e/ou responsável legal. Com mais de 60 anos não poderá doar pela primeira vez.
Quem tomou a vacina contra a COVID-19 (Coronavac) deve aguardar dois dias completos após a vacinação para doar sangue. Para demais vacinas é necessário aguardar sete dias.
É fundamental o doador estar descansado e alimentado. Vale lembrar ainda que a apresentação de um documento oficial com foto é obrigatória.
O Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia (DASHEMO) do HCFAMEMA está localizado na rua Lourival Freire, 240, no bairro Fragata, em Marília-SP. A doação de sangue pode ser feita das 7h às 13hs, de segunda-feira a sábado.
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HC/FAMEMA retomou a realização de cirurgias eletivas (não urgentes) neste mês de agosto. A medida foi possível por causa da diminuição dos casos da COVID-19, o que permitiu a liberação dos leitos de internação. Porém, em caso de necessidade, os leitos poderão ser redirecionados de acordo com a situação epidemiológica da pandemia.
RETOMADA DAS CIRURGIAS ELETIVAS NO H.C
As equipes do Departamento de Atenção à Saúde Ambulatorial Especializada e Hospital Dia (DASAMB) já estão em contato com os pacientes. As cirurgias eletivas serão realizadas de maneira gradual até atingir a capacidade máxima de atendimento do HC/FAMEMA.
“A retomada vai começar a diminuir o represamento causado pela pandemia, pois muitos pacientes estavam aguardando por cirurgias. Com a retomada, pretendemos atender a todos de maneira responsável e dentro das nossas possibilidades epidemiológicas”, conta a Gerente de Atenção ao Centro Cirúrgico, Dra. Iara Alves Coelho Sganzella.
Para as cirurgias eletivas, os pacientes devem manter todos os cuidados e orientações relacionados a COVID-19. É fundamental estar bem de saúde no momento dos procedimentos. Caso o paciente, ou algum parente próximo com quem teve contato, apresente sintomas gripais, a cirurgia é suspensa.
Pensando também na segurança do paciente e da equipe médica, neste momento de pandemia não é permitido ter acompanhante no período de internação da cirurgia eletiva.
Segundo a diretora técnica do DASAmb, Cristina Toshie de Macedo Kuabara, todas as especialidades serão contempladas, obedecendo a demanda de cada disciplina. “As cirurgias oncológicas nunca pararam, mas as de patologias benignas tiveram que ser suspensas. Como o retorno é gradual, será um processo longo até atender toda a demanda, mas estamos começando e vamos atender nossos pacientes da melhor maneira possível”, comenta Cristina.

