Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

H.C/Famema conclui preparação de área para iniciar ampliação do prédio da Radioterapia


O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA avança mais uma importante etapa para poder receber um novo aparelho Acelerador Linear por meio do Programa de Expansão da Radiologia do Sistema Único de Saúde (PER/SUS), adquirido pelo Ministério da Saúde. O setor de Radiologia do Departamento de Atenção à Saúde em Alta Complexidade (DASAC), na unidade do HC-I, está sendo ampliado para poder receber este segundo acelerador (o hospital já realiza radioterapia com um acelerador) e acaba de concluir a primeira etapa deste projeto, de demolição e readequação do imóvel.

Segundo o engenheiro civil da FAMAR e do HCFAMEMA, Bruno Barbarotto Gusson, esta primeira fase readequou os imóveis para a ampliação de fato, com demolição e reforma. “A próxima etapa é a construção do bunker ou casamata que abrigará o novo acelerador linear com segurança, sem risco de radiação”, conta ele.

Nesta etapa da obra, a empresa Varian Medical Systems (que também irá instalar o acelerador) se responsabilizará pela obra de construção e ampliação. “No convênio do PER/SUS, o HCFAMEMA, através da FAMAR, se responsabilizou pela obra de demolição e readequação e a Varian, que venceu a licitação do aparelho Acelerador Linear, ficou responsável por construir o bunker”, explicou Bruno.

O Acelerador Linear é um equipamento utilizado em uma modalidade do tratamento de câncer, que é a radioterapia. O aparelho gera uma forma de radiação, direcionada na área que se deseja tratar, promovendo a destruição do tecido doente. O HCFAMEMA já possui um destes equipamentos desde 2008 e irá receber um segundo ao ser contemplado pelo PER/SUS, expandindo a oferta do SUS para esse tratamento para a região de 1,2 milhão de habitantes de 62 cidades da região de Marília.

A Superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Libanio, e o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, assinaram o Termo de Compromisso em agosto de 2020, definindo as metas para o recebimento do novo equipamento. Após a construção da nova casamata (bunker), a fase final será a instalação do Acelerador Linear.

“É uma grande conquista para a região de Marília e um grande avanço na qualidade e na capacidade de atendimento de nossa Radiologia, pois são investimentos na ordem de R$ 9 milhões que o Ministério da Saúde faz diretamente para o HCFAMEMA, ampliando nossa área física e nosso parque tecnológico para podermos ampliar nosso atendimento à população”, declarou a Superintendente, Dra. Paloma Libanio.



95 visualizações0 comentário