J. POVO- MARÍLIA
Hoje faz 50 anos que um meteorito caiu em Marília. Fato histórico gerou o Dia do Meteorito

Hoje, 5 de Outubro, é celebrado em Marília o Dia do Meteorito. Projeto de Lei nesse sentido, de autoria do vereador Evandro Galete (PSDB), foi aprovado pela Câmara de Marília em março de 2019 e se tornou Lei Municipal (8403/2019).
E hoje, também faz exatos 50 anos (5/10/1971)que um meteorito caiu aqui na cidade, na região da Rua São Carlos, Bairro Alto Cafezal, Zona Oeste de Marília.
Sete fragmentos do meteorito foram coletados em diferentes pontos da cidade por estudiosos e recuperados. O maior deles no número 392 da Rua São Carlos.
À época, o fato ganhou repercussão mundial e até hoje os fragmentos deste meteorito, que recebeu o nome Marília, são estudados por cientistas dos Estados Unidos, da Europa e também pelos cientistas brasileiros. O objetivo do projeto é incentivar os marilienses a buscar o conhecimento científico através da astronomia e da tecnologia aeroespacial.
Galete decidiu eternizar a data através do Projeto de Lei. "Isso porque raros marilienses sabiam deste fato que colocou o município de Marília na rota da astronomia mundial", comenta.
O vereador ressalta ainda que o pedido de inclusão do Dia do Meteorito Marília partiu de entusiastas da astronomia em Marília, incluindo o Grupo Regional de Astronomia de Marília, o Grama, e do doutor Ivan Paulino, cientista brasileiro que trabalha na Nasa.

Vereador Evandro Galete