top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Hospital da Unimar faz ação em comemoração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente


O Dia Mundial de Segurança do Paciente foi celebrado no último dia 17 de setembro. A data, visa destacar a importância da segurança e bem-estar no ambiente hospitalar. Em 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu como tema central "Engajando o Paciente para Segurança do Paciente", ressaltando a relevância da participação ativa na busca por um cuidado de saúde mais seguro.

Neste contexto, o Hospital Beneficente Unimar (HBU) promoveu uma ação especial no dia 18 de setembro. O Núcleo de Segurança do Usuário do Hospital desenvolveu uma iniciativa que envolveu profissionais de saúde, os quais foram até as alas hospitalares, abordando os pacientes e seus acompanhantes, com o objetivo de fornecer orientações sobre práticas que garantem uma internação mais segura e informar seus direitos enquanto usuários dos serviços de saúde.

O membro do Escritório de Qualidade do HBU, Thiago Cambaúva, explicou a ação. “Tivemos como base as seis metas internacionais de segurança do paciente, que são: identificar corretamente o usuário, melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde, aprimorar a segurança na prescrição e uso de medicamentos, realizar cirurgias de forma segura, promover a higiene das mãos, reduzir riscos de quedas e lesões por pressão”, conta.

As atividades não se limitaram apenas ao Hospital Beneficente Unimar, sendo estendidas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte e ao Pronto Atendimento (PA) da zona Sul, abrangendo diversas áreas da saúde no município.

Além das interações diretas, a equipe do HBU também produziu vídeos informativos e distribuiu panfletos contendo informações relevantes sobre segurança do paciente. Os materiais fornecidos não se limitaram apenas à conscientização sobre práticas seguras, mas também apresentaram informações detalhadas sobre o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do hospital.

O SAU está à disposição dos pacientes e seus familiares para ouvi-los e fornecer assistência. Os canais de comunicação incluem telefone, WhatsApp, e-mail e atendimento presencial, garantindo que os pacientes possam se expressar, fazer perguntas e relatar quaisquer preocupações em relação aos cuidados médicos que estão recebendo.

Para entrar em contato com o SAU, os usuários podem utilizar os seguintes canais:

Telefone: (14) 2105-4633

WhatsApp: (14) 2105-4500 (Opção: 4)

E-mail: sac@abhu.com.br

Site: www.abhu.com.br/sau-ouvidoria-2/

Atendimento presencial: Sala do SAU, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

12 visualizações0 comentário
bottom of page