top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Hospital da Unimar pode dobrar os atendimentos com nova Tabela SUS paulista


Hospitais filantrópicos do Estado de São Paulo vão ampliar o atendimento à população por meio do sistema lançado pelo governador Tarcísio de Freitas

O atendimento aos pacientes que estão na fila de espera por cirurgias eletivas em todo o Estado de São Paulo pode ser agilizado a partir do lançamento da Tabela SUS de São Paulo. Segundo a superintendente da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), Márcia Mesquita Serva Reis, iniciativa do governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vai promover uma mudança significativa no cenário da saúde estadual e reduzir a fila dos pacientes que esperam por cirurgias.

Decreto criando a tabela estadual foi assinado pelo governador Tarcísio de Freitas na última segunda-feira, com a presença de representantes de hospitais, secretários e deputados. Márcia Reis, esteve presente e destacou que essa era uma reivindicação antiga dos hospitais filantrópicos. “No meu entendimento, esse é o melhor e único caminho para, de fato, diminuir as filas e garantir o acesso da população aos procedimentos, principalmente os eletivos, que se não forem tratados, viram casos de urgência e emergência, que custam muito mais caro ao Estado”, ressaltou Márcia.

Para a superintendente da ABHU, o decreto vai dar oportunidade para quem quer trabalhar, de forma séria e com disposição a atender a população. Outro aspecto importante, é que o Governo do Estado vai priorizar os hospitais filantrópicos que já têm estrutura para atender. “O decreto vai atender quem tem leitos em condições de atender os pacientes e nesse momento não estão disponíveis à população, por falta de financiamento. “Isso ficou muito claro no discurso do governador Tarcísio de Freitas, na assinatura do decreto. E ele é o primeiro gestor do Estado que assume essa postura, que tem essa fala diferenciada em benefício da saúde do Estado de São Paulo”, destacou Márcia.

"Mais cirurgias eletivas"

Márcia explicou ainda que o Hospital Beneficente Unimar (HBU), que lidera os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região, apoia integralmente a iniciativa do governador Tarcísio de Freitas. “Nós seremos um facilitador nesse processo, uma vez que, a partir desse decreto, após ele ser regulamentado, vamos conseguir atender um número ainda maior de pacientes de Marília e região”, observou.

Conforme a superintendente, atualmente o hospital trabalha com 40% da ocupação da infraestrutura no centro cirúrgico, mas é possível dobrar essa ocupação, com a Tabela SUS do Estado. “Isso é bom para Marília, porque vai vir paciente de toda região, para ser atendido aqui”. Destacou Márcia.

Márcia Mesquita Serva Reis apontou ainda que a iniciativa mostra que o governador Tarcísio de Freitas está implementando uma política pública séria e efetiva para resolver o problema dos hospitais filantrópicos e da população em geral. Segundo ela, no passado surgiam iniciativas paliativas, que não resolviam o problema de fato.

“O governador Tarcísio demonstra que é um grande gestor, pois ele está, de fato, tomando ação de forma efetiva, que é reajustar o procedimento. Ele vai no cerne da questão, que é a defasagem da tabela SUS”, ponderou.

49 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page