top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Hospital da Unimar tem balanço positivo e projeta novas conquistas para este ano


Superintendente da ABHU, Márcia Mesquita Serva Reis, analisa o ano que se encerra e destaca as novas conquistas para o período que se aproxima

“O ano de 2022 termina com uma avaliação muito positiva, apesar de todos os desafios, as doenças da pós-pandemia e a nossa luta para manter a sanidade dos colaboradores. Por outro lado, 2023 está chegando com uma perspectiva muito grande, o que vai exigir nosso empenho para manter a excelência no atendimento à população”. Com essa frase a superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), mantenedora do HBU (Hospital Beneficente Unimar), Márcia Mesquita Serva Reis, definiu o ano que termina e o que esperar no novo ano.

Márcia destaca que foi preciso fazer um trabalho intenso de resgate da saúde das pessoas, não só física como mental. “A gente teve de trabalhar muito com essa questão com o nosso corpo de funcionários, porque eles vieram para 2022 extremamente cansados e exaustos”, explicou.

Apesar de todos os problemas, Márcia elencou uma série de conquistas que marcaram 2022. Entre elas, a conquista de mais dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o que faz do hospital uma grande representatividade, para os pacientes em situação grave e urgente.

A superintendente destacou ainda o empenho do HBU em atender as crianças do município. “Foi uma novidade no hospital, já que nós não tínhamos leitos de pediatria. Mas diante da necessidade da população e do município, nós abrimos os leitos, uma enfermaria, a toque de caixa, assim como foi na covid, para atender nossas crianças. Durante a pandemia elas ficaram em casa e quando saíram, adoeceram, não só com covid como também com outras doenças”, anunciou Márcia.

Colaboradores recebem cartão Uniacim

Os colaboradores do HBU também foram contemplados com um grande programa de assistência médica, por meio do cartão Uniacim. Márcia destaca que a inclusão de todos os colaboradores no programa, é uma forma de mostrar o cuidado e carinho que a instituição tem com todos os colaboradores. “Essa é uma prova da nossa gratidão a todo trabalho que nossos funcionários fazem aqui, que é de cuidar do outro. Então a gente quer cuidar deles também e cada vez mais de forma organizada e de excelência”, apontou.

Os colaboradores já tinham o atendimento no hospital, mas por meio do Uniacim, passarão a ter maior tranquilidade, inclusive na assistência dos familiares. “A Uniacim vem no sentido de a gente dar ainda mais segurança e confiança para o nosso colaborador e poder estender isso ao seu familiar. Não adianta a gente cuidar do colaborador, se o familiar dele estiver doente, ele vai sofrer assim como se fosse com ele”, explicou.

Outro aspecto destacado pela superintendente, diz respeito ao Selo Ouro concedido por uma instituição, por meio da Unimed Marília. Para Márcia, a entrega do Selo Ouro é um reconhecimento externo do trabalho. “O Selo Ouro vem com essa divulgação e o reconhecimento do trabalho que os nossos colaboradores têm feito e instiga a nossa equipe para ir para 2023 para buscar outros certificados de qualidade”, apontou.

Projetos e métodos cirúrgicos

do HBU ganham destaque

Projetos educacionais voltados à prevenção e métodos revolucionários na realização de cirurgias também projetaram o HBU para o reconhecimento nacional e internacional. Márcia Mesquita Serva Reis lembra que o método de cirurgias bariátricas, com equipe multidisciplinar, implantado pelo médico Paulo Grippa, ganhou destaque no Brasil e no exterior.

“Hoje nós temos uma equipe liderada pelo doutor Paulo Grippa que está inclusive apresentando trabalhos em nível nacional e internacional de como trabalhar de forma disciplinar e alcançar excelentes resultados nessa técnica que é a cirurgia por vídeo”, lembrou.

Por outro lado, na cirurgia plástica o destaque é o doutor Getúlio Duarte Júnior, que é docente da Unimar (Universidade de Marília). “Ele tem levado trabalhos e técnicas hoje reconhecidas internacionalmente em outros países. Hoje a gente fala destes profissionais com muito orgulho, que tem levado o nome da Unimar e do HBU pelo mundo afora”, apontou.

Projetos de educação e sociais

Também merece destaque o projeto Crianças Salvam Corações, que foi implantado pelo HBU, em parceria com a Unimar e outros parceiros. Por meio deste projeto, crianças aprendem a fazer os primeiros atendimentos, ao se depararem com pessoas em situação de engasgadura ou parada cardíaca. “Quando a gente fala que as crianças são o futuro da Nação e isso é mesmo. A gente conseguiu ver isso nesse projeto, quando a pequena Juliana Gonçalves de Lima, de 9 anos, conseguiu salvar a vida da funcionária Wania Bispo Santos, que ficou engasgada em casa. “Quando você imaginaria que uma criança poderia salvar um adulto e o projeto provou que pode. A proposta é ampliar esse projeto para cidades menores, que estão distantes de grandes centros de saúde, então você ganha tempo, estabilizando e cuidando das pessoas”, ressaltou Márcia.

Outro projeto destacado por Márcia é a campanha “Doe suas tranças, Rapunzel”, que consiste em arrecadar mechas de cabelo que vão ser transformadas em perucas para pacientes em tratamento de câncer. “A gente fica muito contente quando os nossos projetos viram ação e se multiplicam. Esse ano nós contamos com uma parceria forte, com a Jacto, de Pompeia, o Marília Shopping, o Instituto Embelleze, a OND Rapunzel, ACC e Amigos do Com. Com esse trabalho, nossa arrecadação de cabelos praticamente triplicou e vamos ampliar ainda mais em 2023”, destacou




42 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page